Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram, nesta quinta-feira, dia 21, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), uma ageira vinda dos Estados Unidos transportando adornos feitos com penas de aves brasileiras ameaçadas de extinção. k2t5i
As peças, que incluíam brincos e colares, foram, inicialmente, encontradas por auditores da Receita Federal, que acionaram a equipe do Ibama.
Das nove peças apreendidas pelos fiscais, cinco continham penas de papagaios e araras. Essas aves são protegidas por leis brasileiras e internacionais, e o comércio internacional desses animais ou partes deles é regulamentado pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
A ageira foi multada em R$ 27 mil por transportar partes de animais da fauna nativa silvestre sem autorização. O valor da multa aplicada poderá ser destinado ao financiamento de programas e projetos ambientais.
Por apresentar riscos zoosanitários e sem poder ser destinado para instituições de pesquisa, o material foi destruído por determinação da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC