Oktoberfest do Oeste catarinense chega na 45ª edição celebrando a cultura e tradição alemã 3e415q

Evento em Itapiranga segue até o dia 20 de outubro, saiba mais. 3l2f2r

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

29/09/2024 09h37 5t672



Começou neste sábado, dia 28, a 45º edição da Oktoberfest em Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense. Famosa por ser a primeira festividade inspirada no festival de cerveja alemão de mesmo nome, a Oktoberfest seguirá aberta ao público até 20 de outubro no município. 2n1r1w

A Oktoberfest em Itapiranga se destaca pela posição geográfica, às margens do Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina. Por ser a maior festa da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira, acaba movimentando a economia local e de municípios próximos.

Como pede a tradição da Oktoberfest, a cultura cervejeira também é bem presente no evento, sendo um dos principais atrativos da região. A cervejaria Lassberg, por exemplo, segue a lei de pureza alemã, utilizando apenas lúpulo, malte, água pura e levedura para produzir as cervejas, já premiadas em concursos nacionais.

Para o secretário de Turismo da Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (Setur/SC), Evandro Neiva, “as Festas de Outubro são essenciais para impulsionarmos o turismo na primavera e, consequentemente, nas quatro estações do ano”. Além disso, a Oktoberfest também carrega a memória à história catarinense. Essa proximidade e celebração com diferentes culturas tornam Santa Catarina única para receber turistas nacionais e internacionais.

Tradição

Além da gastronomia típica, algumas atrações bastante conhecidas também estarão presentes, como o chopp em metro. A competição desafia os participantes a beberem um metro de chopp no menor tempo possível, sempre garantindo muita animação e integração entre o público. 

História

Considerado o Berço Nacional da Oktoberfest, o primeiro festival do gênero em Itapiranga ocorreu em 1978. Historicamente, os relatos contam que a ideia de realizar a Oktoberfest se deu por um grupo de amigos que decidiram organizar uma festa cultural. Na primeira edição, um trator enfeitado com folhas de coqueiro e flores conduziu o desfile, acompanhado de galeto assado e muita cerveja para os festeiros.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.