Com a chegada do inverno, o pinhão volta com força às mesas do Sul do Brasil. Cozido ou assado, sozinho ou acompanhado, ele também é um verdadeiro aliado da saúde, segundo a nutricionista Karla Leal. 233z56
Embora muitos o chamem de oleaginosa, o pinhão é, na verdade, a semente da pinha — flor do pinheiro — e pode ser consumido de diversas formas: puro, com frutas, iogurtes, farofas ou saladas. Mas o destaque vai além do sabor: O pinhão é rico em fitoesteróis, fibras, antioxidantes, ácidos graxos essenciais, além de boas quantidades de proteínas e minerais como potássio, magnésio e fósforo, como explica Karla à revista Tua Saúde.
O pinhão engorda?
Segundo Karla Leal, apesar dos muitos benefícios, o pinhão deve ser consumido com moderação. O pinhão é rico em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando, assim, na perda de peso. No entanto, por ser um alimento com alto teor de carboidratos e calorias, o consumo de altas quantidades de pinhão pode engordar.
Confira abaixo a tabela de informação nutricional do pinhão:
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo