Os fungos estão presentes em praticamente todos os lugares, seja em um ambiente fechado ou ao ar livre. Lugares úmidos e quentes são propícios para o crescimento. Ao ar livre, eles podem ser encontrados em áreas de sombras, úmidas ou lugares onde folhas ou outra vegetação estão se decompondo. Dentro de casa, se instalam onde os níveis de umidade são elevados. 1k552
Apesar de preferirem ambientes quentes, os fungos podem se desenvolver também dentro da geladeira. Além disso, os esporos, quando secos, flutuam pelo ar e podem começar um novo ciclo de desenvolvimento se encontrarem um local com condições propícias, conforme explica o professor Uelinton Pinto, pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC).
O especialista diz que boas práticas de compra, manipulação e armazenamento são as melhores formas de controlar o mofo.
Da gôndola à sua mesa
Antes de comprar, a orientação é verificar o prazo de validade e olhar bem o produto para detectar se não há pontos de mofo. O bolor pode ter cor cinza ou verde-oliva, se parecer com um pó branco ou ter característica felpuda.
Ele pode aparecer em qualquer alimento, pois tolera bem o sal e o açúcar. O recomendado é comprar pequenas quantidades de alimentos e consumi-las o mais rápido possível. Quando servir a comida, mantê-la coberta para evitar a exposição dos esporos no ar. Use filmes plásticos para proteger os alimentos que você quer que se mantenham úmidos, como frutas e verduras.
Depois de abrir um alimento enlatado, transfira-o para um recipiente adequado de armazenamento e leve-o imediatamente para a geladeira. Não deixe qualquer alimento perecível fora da geladeira mais de duas horas. Use as sobras dos alimentos no prazo de três a quatro dias para que o mofo não tenha a chance de crescer.
Limpeza
Panos de cozinha, toalhas, esponjas e tábuas de corte, por exemplo, devem ser guardados limpos e secos e em lugares arejados, conforme orientam especialistas. Se você sentir cheiro de mofo, isso significa que os fungos estão espalhados ao redor. Portanto, descarte o que você não pode lavar ou limpar.
No caso da geladeira, a recomendação é limpar o interior uma vez por mês com um pano limpo embebecido em uma solução feita de água e bicarbonato de sódio.
Na sequência, o indicado é ar um pano úmido com água e outro seco para tirar a umidade. Se houver mofo visível, com pontos pretos, o ideal é utilizar três colheres de chá de água sanitária dissolvidas em um copo de água.
Descarte
Se um alimento apresentar mofo e necessitar o descarte completo, o professor orienta a jogá-lo em um saco de lixo fechado e protegido de crianças ou animais. Também é recomendado não cheirar o alimento mofado, porque pode acarretar em problemas respiratórios.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC