A gravidez pode trazer diversas mudanças no corpo da mulher. Cabelo, pele, seios... Entretanto, há uma alteração que quase ninguém fala: o aumento no tamanho dos pés. E não se trata daquele inchaço momentâneo. Após a gestação, os pés da mulher podem “crescer” em até um número para sempre. 503c6e
Em algumas mulheres em que o pé é mais curvado, o ganho de peso da gestação e a atuação dos hormônios que afrouxam os ligamentos, deixam o pé mais "chato" e, consequentemente, maior.
Dependendo do peso que a gestante ganhar, o pé pode inchar e também aumentar o número. O pé não cresce propriamente dito, ele estica ou engorda, e não volta após a gravidez.
“Fica fácil entender por que isso acontece quando se sabe que, durante esse período, existe a produção de um hormônio que relaxa os ligamentos de todas as articulações, e os pés ficam maiores no comprimento em decorrência desse relaxamento”, explica o ginecologista e obstetra Dr. Alberto D’Auria, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, em entrevista para o site Bebê.com, da editora Abril.
Além do aumento no comprimento e na largura, os pés ainda podem ficar mais “altos” na gestação, principalmente quando eles têm bastante gordura. “A tendência na gravidez é que mais gordura seja depositada ali, levando a um aumento da altura. Por consequência, necessita-se de sapatos maiores”, esclarece Dr. D’Auria.
Muitas mulheres contam que nunca mais voltaram ao número que calçavam antes, mas há outras, entretanto, que não aram por essa experiência.
Estudo comprova
Uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, analisou 49 grávidas que tiveram os pés medidos no primeiro trimestre da gestação e, depois, cinco meses após o parto.
O resultado apontou que 70% delas ainda estavam com os pés mais compridos e mais largos depois que se tornaram mães. O aumento identificado variou de 2mm a 10mm – o que equivale, aproximadamente, a um número do calçado.
Ainda de acordo com esse trabalho, somente a primeira gestação causa mudanças tão significativas na estrutura dos pés.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó