O Ministério da Saúde vai antecipar a vacinação contra a gripe neste ano. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, a campanha terá início no próximo dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. 4th5m
A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.
A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. “Mas desde o ano ado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral”, pontua.
“Esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explica.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.
O Ministério da Saúde informa ainda que a vacina influenza pode ser istrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo