Muita gente a o ano inteiro se preparando para o verão, principalmente com uma alimentação mais restrita, aliada aos exercícios físicos. Mas os cuidados devem permanecer na estação mais quente do ano, especialmente com o que se come. 1445t
Segundo a nutricionista da Prefeitura de Irani, Giovana Dias, “alimentos ricos em gorduras e o excesso de carboidratos devem ser evitados”.
Giovana explica que outro cuidado é com o que se bebe. Quem não consegue ingerir muita água, pode optar pelos sucos. E atenção para quem não dispensa aquela cervejinha no fim do dia: "bebida alcoólica é caloria vazia, engorda e não traz nenhum benefício".
Quais alimentos devem ser prioridade no verão?Devemos sempre optar por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos, legumes refogados, peixes, carnes magras, dentre outros. Devemos ter cuidado com frituras, alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de carboidratos. Enfim, devemos ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Temos que cuidar com o excesso de sal, pois no calor a tendência à retenção hídrica é maior e com o excesso de sal isso só piora, sem falar nos danos que o excesso de sódio causa para a saúde. Temos que buscar ingerir mais sucos, chás e água para repor a água e minerais perdidos pela transpiração.
E o que não se deve ingerir ou pelo menos evitar quando as temperaturas estão muito altas?Temos que ter alguns cuidados com alimentos muito pesados e de difícil digestão, isso porque o organismo precisa de energia para manter a temperatura do corpo estável e não deve perder essa energia com a digestão. Isso faz com que a digestão fique lenta e a temperatura do corpo instável. Devemos ter uma maior atenção com alimentos que estragam facilmente e podem gerar intoxicações alimentares, como maionese, creme de leite, entre outros.
Quais alimentos ajudam a hidratar o corpo no verão?Água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, maçã, saladas de frutas e, é claro, muita água.
Idoso morre atropelado por trator em propriedade rural no Oeste
Chapecó terá pontos de recarga para veículos elétricos ou híbridos