Projeto de lei permite pagamento automático de pensão alimentícia 1f32c

"Se o pai tem saldo, não importa em que conta, a pensão cai", disse Tabata Amaral, deputada autora do projeto. 5a2h4u

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

29/04/2025 13h51 - Atualizado em 29/04/2025 14h01 3ztm



Foi aprovado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, da Câmara dos Deputados, o projeto de lei da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que propõe a criação do "Pix Pensão", um sistema de transferência automática para garantir o pagamento de pensão alimentícia. 3sh6w

O "Pix Pensão", sistema de débito automático determinado pelo juiz, permite o ree direto do valor da pensão das contas do devedor para a conta dos filhos ou do responsável legal.

“É simples. Se o pai tem saldo, não importa em que conta, a pensão cai. A lei fica mais moderna: é menos custo pro Estado e mais segurança pra quem mais importa, a criança”, disse Tabata nas redes sociais.

Projeto de lei apresentado por Tabata Amaral (Foto: Divulgação)

A medida evita a necessidade de acionamento judicial a cada inadimplência, o que, na prática, ocorre mensalmente em muitos casos. A ideia é reduzir a sobrecarga do Judiciário e tornar mais efetivo o ree dos valores a crianças e adolescentes beneficiários.

O projeto a a permitir ainda a penhora de valores depositados em conta de empresário individual, uma vez que não há separação entre o patrimônio da pessoa física e da pessoa jurídica nesse caso.

O PL 4.978/2023 segue agora para análise nas demais comissões competentes, em caráter conclusivo. Se aprovado em todas as comissões, poderá seguir direto para o Senado, sem ar pelo plenário da Câmara, salvo se houver recurso para votação em plenário.

Com informações da Agência Câmara de Notícias 4l5y4c


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.