O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve entre os políticos presentes no ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo, dia 6, para pedir anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A mobilização ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo. 4p6119
Além de Jorginho, outros seis governadores participaram da manifestação: Wilson Lima (União), do Amazonas; Mauro Mendes (União), de Mato Grosso; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.
Em registro publicado nas redes sociais, Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, posou ao lado dos governadores. “A maioria dos brasileiros apoia a liberdade, a justiça e a pauta humanitária da anistia”, escreveu o ex-presidente na publicação.
A frase vai contra o que mostrou a pesquisa Quaest divulgada neste domingo, que mostra que 56% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, enquanto 34% defendem que o grupo seja solto. Outros 10% não sabem ou não responderam.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e considerou as respostas das 2.004 pessoas entrevistadas, entre 27 e 31/03. O nível de confiabilidade é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos.
A manifestação reuniu cerca de 44,9 mil pessoas, segundo a metodologia utilizada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common, que consiste em usar imagens da multidão, capturadas por drones. O cálculo foi feito no momento de pico da manifestação, às 15h44.