Julgamento do senador catarinense Jorge Seif será retomado pelo TSE f2f4e

Senador por Santa Catarina é acusado de abuso de poder econômico e pode perder o mandato. 71559

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

30/04/2024 14h28 1p32l



Senador Jorge Seif (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, dia 30, o julgamento do senador catarinense Jorge Seif (PL), acusado de abuso de poder econômico. Ele pode ser cassado e perder o mandato. 2b1l3s

O julgamento será retomado após duas suspensões, nos dias 4 e 16 de abril. O início da sessão desta terça está previsto para as 19 horas.

Em caso de condenação, o processo pode resultar na perda do mandato e até realização de eleições suplementares para o preenchimento do cargo. Se houver absolvição, a ação é arquivada.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou a ação que pedia a cassação do senador em novembro do ano ado, pelo placar de 7 a 0. Mas a coligação Bora Trabalhar, autora da ação, formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil, recorreu para a instância superior, onde obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral.

A coligação alega que:

  • ▪ Seif teria sido beneficiado pela cessão de um helicóptero por parte do empresário Osni Cipriani, da construção civil;
  • ▪ uso da estrutura material e pessoal da Havan - transporte aéreo, canais oficiais da empresa para veiculação de campanha, sala de gravação de lives e vídeos para redes sociais e ocupação de funcionários - para a promoção de campanha eleitoral, com a interferência direta de Luciano Hang;
  • ▪ e por um suposto financiamento de propaganda eleitoral por parte do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.

São réus, além de Seif:

  • ▪ os suplentes na chapa: Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi;
  • ▪ o empresário calçadista Almir Manoel Atanazio dos Santos;
  • ▪ o empresário Luciano Hang, dono da Havan.

Quem é Jorge Seif

O senador é natural do Rio de Janeiro, mas mora em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, desde 1999. Casado e pai de dois filhos, Seif tem 46 anos e foi eleito senador por Santa Catarina em 2022, com 1.484.110 votos (39,79%).

Com informações do g1 5l5o2d


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.