O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, dia 30, o julgamento do senador catarinense Jorge Seif (PL), acusado de abuso de poder econômico. Ele pode ser cassado e perder o mandato. 2b1l3s
O julgamento será retomado após duas suspensões, nos dias 4 e 16 de abril. O início da sessão desta terça está previsto para as 19 horas.
Em caso de condenação, o processo pode resultar na perda do mandato e até realização de eleições suplementares para o preenchimento do cargo. Se houver absolvição, a ação é arquivada.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou a ação que pedia a cassação do senador em novembro do ano ado, pelo placar de 7 a 0. Mas a coligação Bora Trabalhar, autora da ação, formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil, recorreu para a instância superior, onde obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral.
A coligação alega que:
São réus, além de Seif:
Quem é Jorge Seif
O senador é natural do Rio de Janeiro, mas mora em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, desde 1999. Casado e pai de dois filhos, Seif tem 46 anos e foi eleito senador por Santa Catarina em 2022, com 1.484.110 votos (39,79%).
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó