Os eleitores de Brusque, no Vale do Itajaí, vão às urnas neste domingo, dia 3, para escolher o novo prefeito e vice-prefeito do município. A eleição suplementar ocorre após a cassação dos mandatos de José Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral em 2020. 6ev70
Quatro candidatos disputam o pleito:
▪ André Vechi (DC)
▪ William Fernandes Molina (MDB)
▪ Paulo Roberto Eccel (PT)
▪ Alessandro André Moreira Simas (PP)
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina preparou 320 urnas eletrônicas para o dia da votação, entre aquelas de seção, contingência e treinamento. Além disso, 804 mesários e 168 auxiliares de mesa foram capacitados na recepção dos eleitores e coordenação dos trabalhos.
Quem pode votar
Ao todo, 95.403 eleitores estão aptos a participar. São cidadãos que estavam regulares com a Justiça Eleitoral até o dia 5 de abril deste ano, quando o cadastro municipal encerrou para a preparação do novo pleito.
Onde votar e o que levar
A eleição em Brusque contará com 268 seções eleitorais, em 49 locais de votação. A consulta ao local de voto pode e deve ser feita com antecedência por meio do e-Título ou nesta página.
No dia da eleição, quem fez o cadastramento biométrico e possui o e-Título baixado no smartphone, poderá apresentar o aplicativo como comprovante de identidade. Os demais eleitores devem levar um documento de identificação com foto.
Quem é obrigado a votar
O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 69 anos de idade. A participação é facultativa para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos que já fizeram seu cadastro e quem tem 70 anos ou mais.
Apuração
O processo de totalização dos votos e o resultado final do pleito poderão ser acompanhados por meio do aplicativo Resultados, disponível para iOS e Android. Também é possível acompanhar pelo site do TSE.
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo