Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam o segundo turno para o cargo de governador de Santa Catarina. O candidato do PL e apoiador da reeleição do presidente Jair Bolsonaro recebeu 1.575.912 votos (38,61%). O candidato do PT e apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 710.859 votos (17,42). 5v1ja
Os dois falaram após o final da apuração desde domingo, dia 2. Jorginho Mello disse que está feliz com a votação conquistada. “A avaliação é muito positiva, por meio do resultado que a gente teve, uma votação expressiva. Agora vamos reorganizar, continuar trabalhando e reforçando a nossa proposta".
Décio Lima afirmou que pretende mostrar ao povo catarinense que pode “fazer uma mudança histórica” no estado. "Eu quero continuar para tocar a maioria do coração do povo catarinense e mostrar que nós temos condições de fazer uma mudança histórica também no modelo de governança”.
Quem são os candidatos
Jorginho Mello tem 66 anos e é natural de Ibicaré, no Oeste catarinense. Ele é pai de dois filhos. O político foi eleito senador da República em 2018 e é aliado do presidente Jair Bolsonaro, também do PL. Também foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes.
Décio Lima é natural de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O candidato do PT tem 62 anos e é apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele já foi vereador de Blumenau e prefeito do mesmo município por duas vezes, nos mandatos de 1996 e 2000. Também já foi deputado estadual e ficou 12 anos como deputado federal.
+ Jorge Seif é eleito senador com mais de 1,4 milhão de votos em SC
+ Veja os 16 deputados federais eleitos por Santa Catarina
+ Veja os 40 deputados estaduais eleitos em Santa Catarina
Segundo turno
O segundo turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 30 de outubro, último domingo do mês. A votação também vai acontecer entre as 8 e 17 horas.
Mais de 5,4 milhões de eleitores eram esperados para votar neste domingo nos 295 municípios de Santa Catarina, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC), mas mais de 1 milhão faltaram, o que dá uma abstenção de 18,46%.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC