Uma força-tarefa integrada pela Polícia Militar Ambiental, Ministério Público e Gaeco foi mobilizada nesta terça-feira, dia 27, para combater o desmatamento ilegal em uma área de Mata Atlântica no município de Santa Terezinha, no Alto Vale do Itajaí. A operação, batizada de Silvam Vindicat — expressão em latim que significa “A floresta reivindica” — faz alusão simbólica à luta da natureza por justiça, especialmente significativa por ocorrer no Dia da Mata Atlântica. o3w1y
O foco da ação é uma organização criminosa envolvida na extração ilegal de madeira nativa, principalmente na Fazenda Parolin, que possui cerca de 12 mil hectares. A investigação revelou a devastação de mais de 1,2 mil hectares de floresta, uso de estruturas clandestinas como serrarias móveis, os ilegais e depósitos camuflados no meio da mata.
Sete mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça e estão sendo cumpridos com o apoio de 72 policiais militares ambientais.
Desde 2007, já foram registradas mais de 31 autuações ambientais na área. A operação também revelou indícios de violência, fraudes fundiárias e atos de sabotagem contra o projeto da futura Reserva Ecológica Parolin.
Homem de 33 anos é uma das vítimas fatais de acidente na BR-282
Casal é preso com mais de 8 kg de maconha em abordagem na SC-417