Canil clandestino com cães de raça é fechado após denúncias de maus-tratos 442e45

No local havia pastor belga, pastor alemão, São Bernardo, pit bull, golden retriever e outras raças. 1x593z

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

20/02/2025 11h18 - Atualizado em 20/02/2025 11h34 4w1564



Proprietário do espaço foi preso em flagrante por maus-tratos (Fotos: Divulgação)

Um canil clandestino em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi fechado e o proprietário foi preso após denúncia de maus-tratos, nesta quarta-feira, dia 19. O local abrigava 50 cães, a maioria de grande porte e de raças valorizadas no mercado. 422s6o

O resgate dos animais foi feito por fiscais do Instituto Itajaí Sustentável e guardas municipais. Parte dos cães foi levada para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais do Município (UAPA). O órgão, vinculado à prefeitura, classificou o canil clandestino no bairro Brilhante II como deprimente e inadequado.

Entre as raças encontradas estavam pastor belga malinois, pastor alemão, São Bernardo, cane corso, american pit bull terrier, rottweiler e golden retriever.

Dos 50 cães, 29 foram retirados do canil para vacinação e microchipagem, visando oferta de lar temporário e posterior adoção. O restante permanece no local até que um espaço adequado seja adaptado para recebê-los.

“Os cães viviam sem higiene, como no caso das baias onde ficavam as matrizes dos filhotes, que estavam sujas de sangue, o que demonstra a falta de cuidado com a saúde dos animais. O local era inadequado para a procriação e posterior comercialização desses cães”, detalhou Maria Heloiza Lenzi, diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável.






COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.