Olá pessoal, tudo bem? 2n5z1m
Essa semana eu vou começar uma série nova, ainda é sobre plantas, mas desta vez é sobre alimentação com plantas que não costumamos enxergar como alimento. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas que normalmente conhecemos e convivemos, mas não sabemos que são alimentos. Nessa série eu pretendo trazer algumas plantas e receitas com essas plantas, para incentivar o consumo dessas espécies nativas, também no nosso prato.
Mas não fique triste, a coluna sobre plantas medicinais vai continuar, podemos falar sobre muitos assuntos aqui neste espaço. Então, se você quer saber sobre alguma planta e o uso medicinal dela é só deixar nos comentários ou me mandar um e-mail.
A primeira estrela da nossa série é o Trevinho!!! Sim meus amigos, aquele trevinho que cresce no meio da grama e você fica estressado arrancando um a um e jogando fora. Na minha infância minha irmã, muito pioneira, amava comer esses trevinhos, então em homenagem a ela vou começar com essa planta.
Nome científico: Oxalis latifolia Kunth.
Nomes populares: Trevinho, trevo-azedo, azedinha, trevo, azedinha-de-folha-cortada.
Onde podemos encontrar: No Brasil, ela cresce espontaneamente, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.
Quais partem podem ser consumidas: As partes comestíveis são todas as aéreas (que ficam para fora da terra).
Método de consumo: Pode ser consumida tanto crua quanto cozida.
Agora que conhecemos bem o Trevinho, vamos aprender como podemos prepara-lo em nossa cozinha. A receita que trago pode ser muito curiosa, mas testem e depois me contem.
Geleia de trevinho
Para essa receita você precisa colher plantas saudáveis. Retire toda a parte aérea de cada planta, inclusive as flores! Lave muito bem, aliás, esse momento de pandemia nos lembra de que temos que ser extremamente cuidadosos com a nossa higiene, inclusive na cozinha. Depois de limpas você deve rasga-las em pequenos pedaços e triturar tudo no liquidificador com um pouco de água (as medidas vão depender de quanto você coletar). Quando acabar o processo de trituração dos trevinhos, você deve colocar açúcar e a medida vai de acordo com o que você tiver produzido ao triturar, a proporção é metade de açúcar para a quantidade de planta triturada. Aí é só pôr na a em fogo baixo e mexer até dar o ponto de geleia.
Essa série é baseada no livro Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC – no Brasil. Bom pessoal, espero que se divirtam coletando os Trevinhos e colocando na a!!
Fiquem bem, se possível em casa, e até a próxima coluna!
Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.