Olá, como você está? 5w615v
Quero começar me desculpando pelo chá de sumiço, mas volto com boas notícias, juro!
Com a pandemia do Covid-19, as universidades pararam, inclusive os hospitais em que eu estudava.
"Estudava?!" Sim, como estavam faltando algumas semanas para terminar e a situação da saúde estava muito afetada pela pandemia, por decisão do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e da própria universidade, optou-se por formar os alunos do último período (faltando cinco semanas para terminar o semestre), então no mês de maio me formei à distância.
"Mas não é perigoso formar médicos antes do tempo?!" Bom! Para responder, vou mostrar quanto tempo demora para formar um médico.
Existem vários modelos de ensino médico, vou comentar o modelo tradicional, ensinado na universidade em que estudei. A faculdade dura seis anos e é dividida em três ciclos de dois anos cada: 1. Ciclo básico, 2. Ciclo clínico e 3. Ciclo profissional (internato).
1. Ciclo básico
São as aulas teorico-práticas básicas: bioquímica, biofísica, fisiologia, anatomia, farmacologia e semiologia.
2. Ciclo clínico
Aqui o tempo é dividido entre sala de aula e consultório. Neste momento as matérias são mais específicas e interessantes: clínica médica, cardiologia, nefrologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, endocrinologia, cirurgia, pneumologia, entre outras.
3. Internato
Nos últimos dois anos, é só a parte profissional, acompanhamos o serviço, atendemos os pacientes sempre com supervisão do professor. Aqui amos pelas cinco grandes áreas: cirurgia, clínica médica, pediatria, saúde coletiva e GO (ginecologia e obstetrícia). No final, aproximadamente quatro ou cinco semanas temos o "eletivo" onde escolhemos a área que mais gostamos para finalizar o ciclo profissional.
Ufa! Quanta coisa, nisso se aram seis anos, você sai da faculdade com a base para encarar emergências, CTI (Centro de Terapia Intensiva), enfermarias, ambulatórios de clínica geral, ambulâncias, entre outras coisas.
"Mas e as cinco semanas que você não fez?"
Lembra que as cinco semanas finais fazem parte do eletivo, onde repetimos a área que gostamos mais. Todas as experiências são válidas, mas não é essencial, pois amos por todas as áreas. Para você ter uma ideia, o internato dura dois anos (com apenas quatro semanas de descanso), o que dá aproximadamente 100 semanas de treinamento no último ciclo.
Quer saber mais sobre a faculdade ou sobre a profissão? Ficou com alguma dúvida? Comenta aí no Facebook que eu te respondo.
Muito obrigado pela atenção, até a próxima!
Carioca de nascimento, gaúcho do Paraguai e baiano de coração, tem 26 anos, médico formado pela UNIRIO, adora tagarelar sobre ciência e saúde.