PRETA: Sai primeira fumaça do conclave; saiba quando serão as próximas votações 5ha1w

Expectativa é que conclave para escolha do novo pontífice dure de dois a três dias. 5x5t2g

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

07/05/2025 16h09 - Atualizado em 07/05/2025 16h19 4425l



Primeira fumaça sai da Capela Sistina (Foto: Vatican News)

A primeira fumaça da chaminé da Capela Sistina saiu na tarde desta quarta-feira, dia 7, no vaticano, onde acontece o conclave para a escolha do novo papa. Como esperado, a fumaça saiu preta, indicando que o sucessor do papa Francisco não foi escolhido. 61wq

A expectativa é que o processo de votação dure de dois a três dias. A votação reúne 133 cardeais, e para que um novo papa seja escolhido, são necessários ao menos 89 votos (dois terços do total).

► Conclave: entenda cada detalhe de como o novo papa será escolhido

As votações do conclave seguem a partir desta quinta-feira, dia 8, conforme o cronograma divulgado pelo Vaticano (horários de Brasília):

  • • Por volta das 5h30: primeira votação do segundo dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não, nada acontecerá;
  • • Por volta das 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não, sairá fumaça preta;
  • • Por volta das 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não, nada acontecerá;
  • • Por volta das 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, a fumaça será preta.

As votações são feitas todos os dias, duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde. Se o novo papa não for eleito após três dias, as votações são suspensas por no máximo um dia, para uma pausa de oração, discussão livre entre os cardeais e uma breve exortação espiritual.

A votação é então retomada. Depois de sete escrutínios, se a eleição não tiver ocorrido, há outra pausa para oração, conversação e exortação. Em seguida, outra série de sete escrutínios é eventualmente realizada e, se a eleição não ocorrer, há outra pausa para oração, conversação e exortação.

A votação é retomada com um máximo de sete escrutínios. Se não houver eleição, um dia é reservado para oração, reflexão e diálogo e, nas votações subsequentes, a escolha deve ser feita entre os dois nomes que receberam o maior número de votos no escrutínio anterior. Nesses escrutínios, também é necessária uma maioria qualificada de pelo menos dois terços dos cardeais presentes e votantes, mas, nessas votações, os dois cardeais para os quais se pede o voto não podem votar.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.