Os sinos da Basílica de São Pedro voltaram a tocar no final da Missa das Exéquias do papa Francisco neste sábado, dia 26, ecoando por toda a região do Vaticano sob o acompanhamento de centenas de milhares de fiéis. 5s5xu
O corpo do pontífice foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O rito de sepultamento teve início às 13 horas no horário local (9h em Brasília) e foi concluído cerca de 30 minutos depois. O papa morreu segunda-feira, dia 21. As causas foram derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória irreversível.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell. Não houve transmissão do sepultamento e apenas sacerdotes e familiares de Francisco estiveram presentes.
Mas antes, a multidão se acumulou nas ruas de Roma para o último adeus. Só a Praça São Pedro acolheu 50 mil pessoas, informou o Vaticano. Nos arredores, segundo as autoridades competentes, estavam outras 200 mil pessoas que puderam seguir a celebração através de telões instalados em diferentes pontos.
O sepultamento no nicho do corredor lateral da basílica liberiana, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, foi precedido pelo canto de quatro salmos e acompanhado por cinco intercessões, e então o Pai Nosso foi entoado.
Após a oração final, no caixão que contém os restos mortais do Papa Francisco foram impressos os sigilos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, Kevin Joseph Farrell, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório de Celebrações Litúrgicas do Romano Pontífice e do Capítulo Liberiano.
Após esses gestos, o caixão foi colocado no túmulo e borrifado com água benta enquanto o Regina Caeli foi entoado.