Trump vence eleições e volta à Presidência dos EUA 671y3t

“Essa vai ser a era de ouro da América”, disse o presidente eleito em discurso na Flórida. 3u5v2l

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

06/11/2024 08h52 - Atualizado em 06/11/2024 09h06 281i5w



O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições presidenciais ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira, dia 6. A contagem dos votos ainda segue, mas não há mais chance matemática de mudança. 3h3y26

A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira, dia 6, após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultraar a marca de 270 delegados, margem inalcançável para a concorrente, a democrata Kamala Harris.

Vários líderes mundiais publicaram notas oficiais parabenizando o republicano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou por volta das 9 horas da manhã de hoje.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

A vitória de Trump marca o retorno do republicano ao poder após quatro anos, quando perdeu para o democrata Joe Biden, em 2020. É a segunda vez que um presidente volta ao cargo na história, depois de Grover Cleveland (1893-1897 e 1885-1889).

Trump em discurso como presidente eleito (Foto: Reprodução/TV Globo)

Com promessa de "era de ouro da América", Donald Trump discursou para apoiadores na Flórida na madrugada desta quarta-feira. O republicano disse que os americanos deram a ele "um mandato poderoso e sem precedentes" e classificou a vitória como o "maior movimento político de todos os tempos".

"Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América", declarou.

Trump vai assumir o cargo no dia 20 de janeiro de 2025. Ele terá nos dois primeiros anos de governo a Câmara e o Senado de maioria republicanas.

Resultado parcial da apuração (Foto: Reprodução/g1)

COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.