Os eleitores que faltaram nas três últimas eleições e não justificaram a ausência têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. 6j3c60
Em Santa Catarina, de 5.070.212 eleitores, 68.414 estão íveis de terem o Título Eleitoral cancelado, número que representa 1,3% do total. No Brasil são 2,6 milhões de pessoas que podem ter os títulos cancelados.
Para não ficar em situação irregular, o eleitor deve emitir a Guia de Recolhimento de Multa Eleitoral e, após o pagamento, procurar qualquer Cartório da Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio, munido de documento oficial com foto, Título Eleitoral e comprovante de recolhimento da multa.
Caso o eleitor não tenha como emitir a guia, pode obtê-la diretamente nos cartórios. Os eleitores também devem apresentar os comprovantes de votação ou justificativa eleitoral, nos casos em que queiram contestar a inclusão do nome na lista de faltosos.
Para evitar filas, tanto no processo de revisão quanto na biometria ordinária, os eleitores devem agendar o atendimento pela internet ou pelo telefone 0800 647 3888. Dúvidas podem ser solucionadas pelo mesmo telefone ou pelo formulário de Serviço de Informação ao Cidadão.
Lista de faltosos
As listas com os nomes dos eleitores faltosos começaram a ser divulgadas pelos cartórios eleitorais no dia 20 de fevereiro. A consulta à situação eleitoral também pode ser feita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir de 24 de maio.
Bets acumulam queixas como atraso em prêmios e publicidade enganosa
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, aponta IBGE
MPSC investiga instalação irregular de cabos em postes de Chapecó