Nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar se reuniram nesta quarta-feira, dia 13, na Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) para iniciar um projeto que visa a padronização dos cardápios no âmbito da educação municipal. 446o8
A iniciativa é do Colegiado de Nutrição da Amai e visa atender a resolução 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que aborda o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A resolução estabelece que os cardápios devem ser elaborados a partir de Fichas Técnicas de Preparo, contendo informações sobre o tipo de refeição, o nome da preparação, os ingredientes que a compõe e sua consistência, bem como informações nutricionais de energia, macronutrientes, micronutrientes prioritários (vitaminas A e C, magnésio, ferro, zinco e cálcio) e fibras.
A presidente do Colegiado, Kelly Giacomini, explica que o cálculo dos nutrientes e a definição das preparações de cada refeição são demorados. Segundo ela, o cálculo deve ser divido por faixa etária do grupo escolar em que o aluno se encontra: creche, pré-escola e ensino fundamental. O grupo estima que o trabalho leve cerca de quatro meses para ser finalizado.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó