“Saúde é um eterno desafio”, diz novo secretário em Ponte Serrada 2ii21

Binho fala sobre os desafios que terá pela frente para organizar o setor no município 3rl5a

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

26/06/2013 12h53 132848



Farmacêutico bioquímico de formação, ex-prefeito de Irani, vice-prefeito e secretário de Saúde no mesmo município são cargos que Fábio Fávero (Binho) traz no currículo profissional, credenciais que nesta semana o levaram a assumir a Secretaria de Saúde de Ponte Serrada. O desafio de organizar o setor começou na segunda-feira, dia 24, quando oficialmente foi nomeado como o novo secretário pela istração municipal. 1wf2k


Nascido em Ponte Serrada, onde ainda em 2001 chegou a atuar como responsável pela Saúde por um breve período, Binho disse nesta quarta-feira, dia 26, que retornar à terra natal o enche de entusiasmo. “Ter ado por todas as experiências que ei e poder voltar para ajudar a população da minha terra é um estímulo. A saúde é um eterno desafio”, resume.


Os primeiros dias diante do setor estão servindo para que o novo secretário abra diálogo com a equipe de profissionais. “Nosso foco é reorganizar os serviços. Temos uma equipe com profissionais tecnicamente competentes, mas precisamos implantar um novo sistema de saúde no município. Também temos como meta a conclusão do hospital municipal”, adianta.


Além de conhecer a equipe, Binho já busca solução para algumas questões, como restabelecer a cota para novos encaminhamentos de pacientes que necessitam fazer exames de média e alta complexidade. Outra medida é gerenciar melhor o fornecimento das guias de Autorização de Internação Hospitalar (AIH).


O secretário também pretende estender o horário de atendimento no Posto de Saúde para até as 20 horas, além de abrir a unidade central aos sábados pela manhã. Atualmente a unidade funciona de segunda à sexta, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “Vamos buscar um equilíbrio no atendimento, com o paciente vindo ao posto com hora marcada, sem perder uma manhã inteira até ser atendido. As emergências serão atendidas prontamente”.


Binho ressalta que outra meta importante é intensificar o trabalho da medicina preventiva, com as equipes do programa Estratégia de Saúde da Família atuando diretamente na comunidade. “Este é um ponto que nós pretendemos dar bastante atenção, porque quando você previne as doenças, evita a necessidade de combatê-las”, finaliza.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.