Vários bovinocultores de leite de Vargeão e de outros municípios da região, além de presidentes de entidades ligadas a cooperativas e associações e mais de 60 universitários dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Unoesc de Xanxerê prestigiaram na noite desta quinta-feira, dia 9, a palestra técnica com o zootecnista holandês Fokko Tolsma. 3b2d2a
Ele é reconhecido mundialmente por ser um dos maiores especialistas mundiais em casqueamento e nutrição animal. O treinamento abordou temas como manejo de casco, manejo nutricional para vacas leiteiras e manejo nutricional de animais jovens. Tolsma trabalha há mais de 40 anos na área, nasceu em uma tradicional fazenda leiteira da Holanda e já visitou mais de 70 países divulgando a filosofia de manejo de vacas leiteiras do seu país ao redor do planeta.
Fokko abordou muitos temas importantes durante as duas horas de apresentação, orientando os produtores principalmente com os cuidados necessários com a água e também com as modernidades dos estábulos atuais que comprometem o casqueamento do rebanho leiteiro.
Ele falou ainda dos resultados que se obtêm quando se aplica uma nutrição adequada ao gado leiteiro, principalmente no período de seca do animal e pós-parto, períodos essenciais para que se produza uma vaca de qualidade e de grande retorno produtivo e econômico para a propriedade.
O palestrante visitou diversas propriedades rurais de Vargeão ao longo do dia, acompanhando de perto os avanços tecnológicos e de produção que Vargeão tem hoje. Fokko salientou que o município tem muito a crescer e investir em qualidade ainda, mas que o que se esperou 50 anos para conseguir na Holanda, Vargeão já faz em apenas dez anos de produção.
“É fantástico o que percebemos numa propriedade de Vargeão. Essa propriedade está muito avançada em tecnologia, manejo e produção. É exemplo pra muitos países que eu gostaria de levar através de fotos que fizemos no local. Vejo que, o que levamos 50 anos para fazer na Holanda, essa propriedade conseguiu fazer em apenas dez anos. Isso me deixa orgulhoso pela capacidade que Vargeão se desenvolve hoje”, comentou ao falar do avanço da quantidade de produção leiteira por vaca conseguido na propriedade.
Fokko parabenizou o prefeito Amarildo Paglia e o município de Vargeão por se preocupar e promover ações desta envergadura para os produtores de leite. Falou da importância da presença dos acadêmicos nesta palestra e lisonjeou a organização do evento. “Tudo isso é muito perfeito, tudo foi matematicamente pensado nos seus mínimos detalhes, visitas técnicas, acompanhamento, informação, conhecimento das propriedades e organização. Continuem sempre assim, evoluindo, contribuindo, crescendo”, finalizou.
O evento contou ainda com a parceria da empresa CRV Lagoa, que disponibilizou o palestrante e o apoio da Agropecuária Arapari e Epagri de Vargeão. A palestra foi realizada em língua holandesa e traduzida para o português por Albert Johan Kuipers, médico veterinário, criador de Holandês, Jersey e Pardo Suíço na cidade de Castro (PR). Ele é Juiz oficial destas raças, gerente de produtos da CRV Lagoa nas raças Jersey e Pardo Suíço e gerente da CRV Lagoa Embryo das raças leiteiras.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo