Ocultação de Júpiter pôde ser vista também em Ponte Serrada 1d5a2i

Fenômeno foi observado em diferentes locais do país nesta terça-feira, dia 25 3l3739

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

25/12/2012 23h34 6m6q3k





Nesta noite do dia 25 de dezembro (Natal), a Lua ocultou o planeta Júpiter até quase 01 hora da manhã. Você que olhou para a Lua cheia, pode ver um ponto brilhante a seu lado: é Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Já ao amanhecer, é possível observar o alinhamento de Mercúrio, Saturno e Vênus, que iluminam o céu antes do nascer do Sol. 5f571h


Júpiter pode ser visto no nascente (lado onde nasce o Sol), desde novembro, e ao anoitecer aparece próximo à estrela Aldebaran (uma gigante vermelha) da constelação do Touro. Como é um dos astros mais brilhantes do céu noturno, Júpiter é visto facilmente a olho nu ao lado da Lua.


Durante a ocultação, que só é vista na América do Sul e no sul da África, a Lua a em frente ao planeta, encobrindo-o completamente. Quem quiser observar o fenômeno deve olhar na direção da Lua muitos minutos antes para ver a aproximação dos astros. Júpiter reaparece do lado iluminado da Lua por volta das 21h55.


"A Lua 'caminha' no céu em direção a Júpiter, como consequência de sua translação em torno da Terra, até ocultá-lo, ando em sua frente. Dependendo do local na Terra, esse fenômeno poderá durar mais de uma hora. Será bem instigante vê-lo reaparecer no bordo iluminado da Lua", explica Jair Barroso, do Observatório Nacional.


O fenômeno terá boa visibilidade no Brasil, variando o horário do desaparecimento conforme a cidade.


Segundo Barroso, os astrônomos profissionais podem aproveitar a ocultação para conhecer melhor as posições dos astros no espaço. "O movimento e a forma (perfil) do nosso satélite natural são muito bem conhecidos hoje em dia e podem, então, ser usados como referência para obter as posições com elevada precisão de outros astros numa ocultação".


Alinhamento triplo de planetasO astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), lembra também que, além de Júpiter, outros três planetas vêm enfeitando o céu. "Desde o fim de novembro, Mercúrio, Saturno e Vênus surgem das 4h às 5h30 da manhã, no lado nascente", diz.


"Saturno é o primeiro a aparecer. Em seguida, Vênus, conhecido também como a Estrela d’Alva, começa a se destacar. E, por fim, surge Mercúrio, quase no raiar do Sol. Convém lembrar que para ver bem esses planetas é preciso ter um horizonte livre de edifícios e morros no nascente de madrugada", esclarece Canalle.



Com informações do UOL 1q2e6u


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.