Vargeão vai realizar no 7 de julho (sábado) uma coleta de lixo eletrônico. Os objetos devem ser levados até a praça municipal, onde uma equipe identificada vai atender das 9 às 17 horas, recebendo todos e quaisquer tipos de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e componentes. t1t3d
O mundo joga fora cerca de 50 milhões de toneladas de sucata eletrônica por ano. Mas o que é lixo eletrônico, digital ou tecnológico?
Considera-se lixo tecnológico todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, incluindo os acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados, de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços, que estejam em desuso e sujeitos à disposição final.
A legislação ambiental brasileira trata os resíduos pelo elemento contaminante e determina o seu tratamento, porém, apenas alguns manufaturados dispõem de normas legais de descarte, como as pilhas e baterias. A maioria dos produtos ainda não dispõe de leis específicas e, portanto, têm o seu custo ambiental pago pelo usuário.
Santa Catarina criou uma lei especial e desde janeiro de 2008, fabricantes, importadores e empresas que comercializam eletrônicos, são os responsáveis legais por dar um destino final ecologicamente adequado aos equipamentos (usados) e seus componentes. Mesmo com a legislação vigente, são necessárias campanhas para coleta desses materiais, visto que cada município, principalmente os de pequeno porte tem uma realidade diferente.
Em virtude disso a Aciva, em parceria com a Prefeitura de Vargeão, realiza uma ação social preservação do meio ambiente, saúde e qualidade de vida, proporcionando á população a oportunidade de entregar materiais eletrônicos, com a certeza de que serão realmente reciclados e terão destinação correta.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo