O município de Chapecó, no Oeste catarinense, sediará a 23ª Olimpíada Estadual das Apaes de Santa Catarina, entre os dias 7 a 11 de julho deste ano. Serão disputadas oito modalidades, com a participação de representantes de todas as regiões do estado, divididos em 18 delegações das Apaes, com aproximadamente 60 integrantes cada. 4g585f
A organização é feita pela Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes), com apoio do governo do estado, da prefeitura de Chapecó, empresas e instituições. O evento catarinense é considerado o terceiro maior evento do esporte adaptado no Brasil.
A olímpiada é 100% filantrópica, com o gratuito a todas as competições e participação de aproximadamente 1,1 mil pessoas, entre atletas, professores e dirigentes.
O congresso técnico já foi realizado em Lages, em março do ano ado. A abertura da próxima edição do evento, que é realizado a cada três anos, acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em 7 de julho. As disputas, divididas por atletas com idade mínima de 15 anos, serão em cinco locais, um deles em Xanxerê.
Entre as modalidades estão basquete, bocha para atletas com paralisia cerebral, futsal para atletas com deficiência intelectual, futsal para atletas com síndrome de Down, handebol, natação e tênis de mesa. Além disso, haverá provas de atletismo com arremesso de peso, corrida rasa, lançamento de dardo, lançamento de disco, revezamento, salto em altura e salto em distância.
A coordenadora de comunicação e marketing da Olimpíada das Apaes de Santa Catarina, Roselei Brancher, representante da Apae Chapecó, ressalta todo o movimento que será gerado pela competição na cidade, inclusive no comércio, hotéis e restaurantes.
"Será uma grande oportunidade para acompanhar um esporte de alto rendimento executado por pessoas com deficiência, com momentos de conhecer atletas de todas as regiões de Santa Catarina e se emocionar com cada um deles", destaca a coordenadora sobre a participação da comunidade.