A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou nesta terça-feira, dia 29, sobre os rumores envolvendo uma possível camisa vermelha da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Em nota publicada nas redes sociais, a entidade negou que as imagens que circulam na internet representem o uniforme oficial da equipe. 291g5s
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção", afirma o comunicado.
A CBF também destacou que o novo uniforme será desenvolvido em conjunto com a fornecedora de material esportivo: "A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto (os padrões nas cores amarelo tradicional e azul serão mantidos) e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike."
Os rumores sobre a camisa vermelha surgiram na segunda-feira, dia 28, após uma publicação do site Footy Headlines, conhecido por antecipar lançamentos de uniformes esportivos. Segundo o portal, a nova camisa número 2 do Brasil seria lançada em março de 2026 e traria o logotipo da marca Jordan — ligada ao ídolo do basquete Michael Jordan — no lugar do tradicional “swoosh” da Nike.
Em 2023, a equipe vestiu uniforme preto em uma ação contra o racismo, com o aval da Fifa, em protesto aos constantes ataques sofridos pelo atacante Vinícius Júnior. Na ocasião, a CBF justificou a escolha com base no estatuto, que permite exceções para uniformes comemorativos.
O capítulo III, artigo 13, inciso III do estatuto da CB, de 2017, prevê que a Seleção Brasileira só pode vestir uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade (azul, amarelo, verde e branco). A exceção prevista no texto é quando há eventos comemorativos.
“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o trecho do documento.