Alunos de Vargeão recitam versos de cordel a comerciantes da cidade z6r3l

Estudantes saíram da sala de aula e apresentaram “Cordel na Rua” durante atividade escolar. 35675x

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

11/06/2024 15h46 - Atualizado em 11/06/2024 16h00 2c2g3p



Estudaram formam às ruas para recitar versos na última semana (Foto: Divulgação)

Estudantes do 9º ano da Escola Fortunato Danielli, em Vargeão, município do Oeste de Santa Catarina, saíram da sala de aula para recitar versos da literatura de cordel a comerciantes da cidade na última semana. A iniciativa fez parte da atividade “Cordel na Rua”, através da disciplina de Língua Portuguesa, conduzida pela professora Edilce Venturin Apolinário. 1m4t1

O trabalho foi proposto a partir do conteúdo curricular estudado em sala. Para a ação, cada aluno escolheu o trecho de um cordel, que foi reproduzido e ilustrado em um pratinho de papel, lido e entregue como lembrança aos moradores (veja alguns mais abaixo).

Os estudantes se inspiraram nos cordéis do escritor cearense Bráulio Bessa, com poemas que trazem uma mensagem incentivadora e de coragem para enfrentar os desafios do cotidiano.

A atividade na rua aconteceu na última quinta-feira, dia 6. Os alunos aram em vários estabelecimentos comerciais e repartições públicas, incluindo a prefeitura.

“Os poemas de cordéis foram lidos em diversos comércios da cidade de Vargeão, onde fomos bem recebidos e incentivados a continuar com o projeto”, comenta a professora Edilce.

Versos de cordel foram recitados em vários estabelecimentos (Foto: Divulgação)

O gênero

A literatura de cordel é um estilo popular de poesia tradicional no Nordeste, geralmente com elementos bem-humorados e irônicos. Os versos retratam fatos do cotidiano nordestino, mas também históricos. O gênero chegou ao Brasil no século XVIII, trazido por portugueses.

A nomenclatura está diretamente associada à forma com que os autores apresentavam suas obras ao público antigamente, com as poesias impressas e divulgadas em folhetos pendurados em cordões ou barbantes, em locais com grande circulação de pessoas.

“O sucesso do “Cordel na Rua” não só aproximou os alunos da rica tradição do cordel, mas também fortaleceu os laços entre a escola e a comunidade, mostrando que a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e integração social”, completa a professora.






COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.