Uma pesquisa do Sebrae SC referente ao quarto trimestre de 2024 revela que 57,3% das pequenas empresas registraram alta de vendas no período. O volume é significativamente maior em relação ao quarto trimestre de 2023, quando apenas 38% dos pequenos negócios relataram aumento das vendas. O dado reforça o bom momento da economia de Santa Catarina, que registrou o maior avanço do PIB em 2024 no ranking nacional. 3h5f6i
O volume de 57,3% de empresas com faturamento em alta é o segundo melhor resultado da série histórica, conforme os dados do Sebrae SC. O percentual só é menor do que o trimestre imediatamente anterior, o terceiro de 2024, quando 60,8% relataram vendas em crescimento.
Apesar da oscilação, o desempenho segue muito positivo, refletindo a elevação de vendas do comércio catarinense. O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o resultado positivo ao aumento do consumo em Santa Catarina.
“O estado tem recebido muitos visitantes por causa do turismo e o mercado de trabalho está aquecido, com apenas 2,7% de desemprego. Isso faz com que aumente o consumo interno e fomente o comércio, bem como a criação de novos negócios. Além disso, o desempenho positivo dos pequenos negócios é muito importante porque é um segmento que gera muito emprego”, destaca.
Comportamento das vendas
Conforme os dados do Sebrae SC, além das vendas em alta, o quarto trimestre de 2024 teve 23,5% de empresas que registraram estabilidade no faturamento e 19,3% que relataram redução. Entre as que acumulam aumento das vendas, praticamente um terço cita elevação do faturamento acima de 10%, consolidando forte aumento e desempenho acima da média.
O aumento das vendas foi percebido tanto na indústria (60,8%), quanto no comércio (56,4%) e nos serviços (56,3%).
“As micro e pequenas empresas têm encontrado um ambiente de negócios muito propício em Santa Catarina. O governo Jorginho Mello tem adotado medidas para desburocratizar a abertura de empresas e fomentar os micro e pequenos negócios”, acrescenta o secretário.
Faturamento de 4,1% no período
Os pequenos negócios registraram uma alta média de 4,1% no faturamento no quarto trimestre de 2024 na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Os setores de indústria (8,3%) e serviços (5,4%) tiveram desempenho acima da média. Já o comércio (-0,04%) permaneceu praticamente no mesmo patamar.
Segundo os empresários, os principais fatores que influenciaram no aumento das vendas são a sazonalidade (71,2%), aumento da demanda (24,5%) e clientela fixa e fidelizada (11,8%). Entre os principais motivos para queda nas vendas estão o governo e a política econômica (39%), economia e mercado instável (26%) além da sazonalidade (24,7%).
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC