Integrantes do governo do Japão estiveram no Porto de São Francisco do Sul, nesta quinta-feira, dia 12, para conhecer as instalações de onde partem as exportações para aquele país. O Japão é um dos mercados que recebem grãos embarcados no terminal do no Litoral catarinense. 3dv3y
Parte dos 11 membros da comitiva eram funcionários do Ministério da Agricultura, que buscavam verificar in loco como é realizado o embarque do milho e soja. Para isso, os japoneses, entre eles o gerente de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura do Japão, Riko Terai, percorreram a área operacional e subiram num navio atracado que estava carregando soja com destino à Ásia.
O diretor de Operações e Logística do Porto, Guilherme Medeiros, acompanhou a comitiva e apresentou as informações sobre o terminal portuário. “A visita aos principais locais de exportação faz parte do planejamento do governo japonês para garantir a segurança alimentar do país nos próximos anos. Nesse contexto, São Francisco do Sul é estratégico na cadeia logística dos asiáticos”.
Diálogo Brasil-Japão
Ainda na quarta-feira, dia 11, aconteceu em São Paulo o encontro “Diálogo Brasil-Japão”, organizado pelo Consulado Geral do Japão e Ministério da Agricultura daquele país. Na ocasião, o governo de Santa Catarina foi representado pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, e pelo presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira. O evento teve ainda a participação de empresários, investidores e representantes do setor público do governo japonês e de outros estados brasileiros.
O Porto de São Francisco do Sul é o maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina e o 7º maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral. Ele é responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste