O município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, terá a construção de um núcleo de tecnologia e inovação do leite, desenvolvido no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto prevê uma estrutura de 3.948 m² e conclusão no prazo de 540 dias, com custo aproximado de R$ 9,7 milhões. 441t4i
O espaço será composto por um laboratório de análise da qualidade do leite, uma indústria de lácteos em escala piloto e um laboratório de pesquisa e inovação em leite e derivados.
O projeto tem como objetivo melhorar a produtividade, a inovação, a competitividade e a eficiência dos empreendimentos associados à Rota de Integração do Leite na Região da Faixa de Fronteira Catarinense, que tem 82 municípios do Oeste.
Há cerca de uma década o empreendimento estava sendo reivindicado pelas entidades de representação dos produtores rurais e das agroindústrias, além das cooperativas agropecuárias.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) José Zeferino Pedrozo, saudou com entusiasmo o anúncio do empreendimento. “Era muito esperado, pois o Grande Oeste de Santa Catarina responde pela maior parte do leite produzido em território barriga-verde”, comemorou.
Pedrozo observou que atualmente não há laboratório certificado para análise da qualidade do leite no estado, sendo que a demanda de análises do setor leiteiro é enviada para Curitiba (PR) ou o Fundo (RS). “Vai representar rapidez nos resultados e uma grande redução de custos. Será um grande aliado no controle da sanidade do rebanho” acrescentou.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo