Brasil avalia isenção temporária de importação de arroz, milho e soja, diz governo 2p1oo

Medida tem sido considerada pela secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura 302uw

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

27/08/2020 14h32 5y6r5k



O Brasil avalia a possibilidade de isentar temporariamente de tarifas importações de arroz, milho e soja de países que não são membros do (Mercado Comum do Sul) Mercosul para equilibrar o mercado doméstico e impedir aumentos de preços, informou nesta quinta-feira, dia 27, o Ministério da Agricultura. 3c1l48

A medida, que envolveria inclusão temporária desses produtos na Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum (Letec), tem sido considerada pela secretaria de Política Agrícola da pasta, disse o ministério em nota nesta quinta-feira.

Segundo a pasta, a medida tem “apoio do setor produtivo” e visa “equilibrar o mercado doméstico e impedir o aumento de preços de produtos da cesta básica”.

“Caso aprovada, a adoção dessa medida teria caráter preventivo, visto que não há sinais de desabastecimento e nem há necessidade de importação desses produtos pelo Brasil”, acrescentou o ministério, citando o secretário de política agrícola César Halum.

Os preços dos produtos agrícolas estão em alta no Brasil, pressionados entre outros fatores pela alta do dólar. No caso da soja, o país embarcou volumes expressivos nos últimos meses e os estoques estão relativamente baixos.

Os preços da soja já superaram 130 reais por saca no porto de Paranaguá (PR) neste mês e se aproximam do recorde em termos reais (deflacionados), conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Com informações da Reuters b1w5v


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.