Teve o título de eleitor cancelado? Saiba o que fazer 6k39f

Prazo para regularização do documento era válido até o dia 19 de maio. 585d5

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

25/05/2025 10h14 2k651r



O prazo para a regularização do título de eleitor terminou na última segunda-feira, dia 19. Mas e quem perdeu a data, o que fazer? 63e2

O eleitor nessa situação pode buscar a Justiça Eleitoral para se regularizar, tanto presencialmente no cartório eleitoral de sua cidade ou por meio do Autoatendimento Eleitoral, pagar os débitos e apresentar a documentação necessária.

Para resolver a situação eleitoral é necessário recolher a multa e comparecer ao cartório para reativar sua inscrição eleitoral. Mas, se a pessoa já possui dados biométricos coletados, pode fazer a regularização pela internet.

As multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem ser pagas pelo Autoatendimento Eleitoral, pelo Aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU), do PIX ou de cartão de crédito.

O eleitor com o título cancelado não pode:

  • ▪ votar e ser votado;
  • ▪ tomar posse em concurso público;
  • ▪ obter aporte;
  • ▪ renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial;
  • ▪ participar de concorrência pública; e
  • ▪ praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

Em Santa Catarina, 190.378 eleitores terão seus títulos eleitorais cancelados. Até o prazo final, 199.320 títulos poderiam ser cancelados, mas 7.601 regularizaram os débitos e 530 foram cancelados por outros motivos, como óbito.

O cancelamento do título não será comunicado individualmente, mas o eleitor pode verificar sua situação na página inicial do TRE-SC, por meio da opção “Situação Eleitoral” localizada no menu “Serviços”.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.