INSS garante salário-maternidade em casos de adoção 4g6i8

Benefício garante 120 dias de proteção previdenciária a mães e pais adotivos. 1euf

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

11/05/2025 10h28 2h3757



Neste mês de maio, quando celebramos o amor materno com o Dia das Mães, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem lembrar a importância do salário-maternidade, que também é concedido em casos de adoção, se feita por pessoa assegurada pela Previdência Social. Muito mais do que um e financeiro - concedido por 120 dias, o benefício representa o reconhecimento do vínculo familiar dos adotados, a partir da Lei n° 10.421, de abril de 2002. 2u3c4h

O salário-maternidade é pago ao segurado do INSS em razão de adoção da criança de até 12 anos. O início do pagamento do benefício conta a partir da data de conclusão da decisão judicial da adoção. Já nos casos de guarda judicial para fins de adoção, o pagamento é feito pela mesma data do termo de guarda. Quando o juiz decide em favor da adoção no início do processo, a data da medida liminar também conta para efeito de pagamento.

Durante o período de recebimento do benefício (que é de 120 dias, independentemente da idade da criança), a segurada poderá dedicar-se integralmente à adaptação da criança ao novo lar, com a garantia de proteção previdenciária.

O benefício pode ser solicitado tanto por homens quanto por mulheres que tenham obtido a guarda judicial ou concluído o processo de adoção. Essa garantia àqueles de sexo masculino foi estabelecida em 2013, pela Lei 12.873. Mas atenção, pois no caso de adoção conjunta ou guarda compartilhada, apenas um dos adotantes poderá receber o salário-maternidade.

O que precisa para receber o benefício

Quem deseja ar o benefício precisa comprovar a condição de segurado do INSS e apresentar o termo de guarda emitido pela autoridade judicial ou certidão de nascimento atualizada da criança.

Para contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais, é necessário ter cumprido uma carência mínima de 10 contribuições mensais à Previdência Social, para então ter direito ao salário-maternidade.

A solicitação é feita através do portal ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.