Como saber se avaliações de produtos online são falsas? 1v6lj

Opinião de outros consumidores desempenha papel fundamental na hora da compra. 5q2p5v

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

06/05/2025 11h18 - Atualizado em 06/05/2025 11h22 17434s



Avaliações falsas publicadas online podem ser compradas (Foto: Pexels)

As vantagens de comprar um produto ou serviço online são inúmeras atualmente, já que é possível adquirir algo a qualquer momento, de pijama, sem sair de casa. E neste mundo das compras online, as avaliações de outros compradores desempenham um papel fundamental, afinal, quem compraria um produto com apenas uma estrela ou marcaria um horário em um salão de beleza com críticas ruins? 3ce1q

Leia também: Saiba quais são os 4 principais direitos do consumidor nas compras online

Entretanto, avaliações falsas em plataformas como o Google têm se tornado um grande problema, pois podem ser facilmente compradas online e, segundo uma investigação publicada pela BBC News Brasil, até mesmo clínicas médicas internacionais pagam por esse tipo de comentário para melhorar a visibilidade e avaliações na web.

Desta forma, as avaliações positivas não são o único problema. Críticas negativas também são vendidas para prejudicar o concorrente. Veja a seguir o que fazer para distinguir um comentário falso de um genuíno de acordo com recomendações da BBC.

1. Elogios excessivos

De modo geral, a maioria das avaliações positivas falsas dá ao produto ou serviço cinco estrelas, e as negativas falsas dão uma estrela. Se você perceber que o comentário é extremamente positivo, mas não fornece nenhum detalhe real, fique atento, destaca a jornalista de negócios da BBC, Emma Vardy.

"Estamos nos referindo a avaliações como "Este produto é ótimo, adoro esta empresa", que não especificam a que exatamente se refere ou o que considera particularmente valioso sobre o produto ou a empresa em questão. Provavelmente, neste caso, não foi escrito por um cliente verdadeiro", explica a jornalista.

As avaliações reais tendem a incluir não apenas elogios, mas são mais equilibradas em termos de prós e contras. No caso de uma peça de roupa, por exemplo, o consumidor pode elogiar o material com que é confeccionada ou reconhecer que ela é exatamente como mostra o anúncio, mas criticar o prazo de entrega.

2. Escrita com erros

Verifique se há erros gramaticais ou ortográficos no comentário. Isso pode indicar que alguém copiou e colou informações de outro lugar ou usou um tradutor online. Observe também a linguagem e o tom em que está escrito. Uma crítica verdadeira tem uma linguagem natural.

Se o usuário menciona demais a marca, mais do que o realmente necessário, como se fosse uma campanha de marketing, existe a possibilidade de ser uma opinião falsa.

3. Avaliações ao redor do mundo

Em caso de opiniões no Google, confira se o usuário que fez a avaliação tem outros comentários sobre empresas locais ou se já comentou sobre outros produtos e serviços ao redor do mundo. Se for o último caso, é provável que seja uma crítica falsa.

Veja também o perfil da pessoa para ver quantas resenhas ela escreveu e quais outros produtos ela comprou.

O Google diz que remove comentários falsos e suspende contas que não são verdadeiras, mas mesmo assim, evidências mostram que alguns ainda am por esses filtros e são publicados na web.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.