Incêndio atinge barracão de escola de samba em Joaçaba 35q40

Defesa Civil acompanha situação, já que há risco de colapso das paredes e teto da estrutura. f3r5b

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

02/04/2025 12h59 - Atualizado em 02/04/2025 14h36 2n2hz



Barracão foi destruído por incêndio na manhã desta quarta-feira (Fotos: Corpo de Bombeiros/Instagram Carnaval Joaçaba)

Um incêndio de grandes proporções atingiu o barracão da escola de samba Vale Samba na manhã desta quarta-feira, dia 2, em Joaçaba, no Oeste catarinense. A equipe foi a campeã do Carnaval de Joaçaba neste ano, somando 238,9 pontos na apuração das notas do desfile das escolas. 2l6a1f

Segundo o Corpo de Bombeiros, guarnições de Joaçaba, Catanduvas e Água Doce foram acionadas por volta das 7h30. Ao chegarem na ocorrência, identificaram um grande volume de material inflamável e tóxico no local, principalmente por serem elementos decorativos, que utilizam derivados de petróleo, o que dificultou o combate e contribuiu para a rápida propagação do fogo.

Com a resposta rápida e o trabalho estratégico das equipes, os imóveis vizinhos foram preservados, mas tudo o que havia dentro do barracão foi queimado, confirmou a própria escola em uma publicação nas redes sociais. "Fantasias, carros, materiais, troféus, absolutamente tudo se foi”, lamentou a Vale Samba.

Chamas em barracão da Vale Samba, atual campeã do Carnaval de Joaçaba (Fotos: Corpo de Bombeiros/Instagram Carnaval Joaçaba)

Os bombeiros fizeram o rescaldo para evitar novos focos de incêndio. Além disso, a Defesa Civil municipal acompanha a situação, já que há risco de colapso das paredes e do teto da estrutura.

A perícia do Corpo de Bombeiros deve ser iniciada ainda na tarde desta quarta, e o laudo técnico que apontará as causas do incêndio deverá ser concluído no prazo de até 30 dias.

Em nota, a Prefeitura de Joaçaba lamentou a situação. Veja na íntegra:

A Prefeitura de Joaçaba manifesta sua profunda solidariedade à A.C.E.R.E.S. Vale Samba, escola de samba mais tradicional do Carnaval de Joaçaba e a maior campeã da história, que nesta quarta-feira (02/04) sofreu uma perda irreparável com o incêndio que consumiu seu barracão e sede.

Neste momento de imensa dor, sabemos que não é apenas a Vale Samba que sofre, mas sim todo o Carnaval de Joaçaba, um dos maiores patrimônios culturais do nosso estado. Fantasias, carros alegóricos, troféus, registros históricos e tantos outros materiais foram perdidos, mas o espírito carnavalesco e a paixão que movem essa comunidade seguem intactos.

A Prefeitura de Joaçaba reafirma seu compromisso em estar ao lado da Vale Samba para essa reconstrução. Não mediremos esforços para apoiar a retomada dessa trajetória vitoriosa, garantindo que o brilho da escola continue iluminando nosso Carnaval.

Agradecemos imensamente ao Corpo de Bombeiros Militar, à Polícia Militar, à equipe da Secretaria de Infraestrutura do município e à Defesa Civil pelo pronto atendimento e apoio neste momento difícil.

O Carnaval de Joaçaba é feito de garra, superação e amor pela festa.
Vamos, juntos, reconstruir a Campeã do Povo!

A Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) também se manifestou através das redes sociais.

"Fundada em 1979, a Vale Samba é um dos maiores símbolos do Carnaval joaçabense, acumulando importantes conquistas e sendo responsável por manter viva a paixão pelo samba na cidade. Sabemos que o barracão não é apenas um espaço físico, mas um local de história, cultura e resistência, onde o amor pelo Carnaval se renova a cada ensaio e encontro. Neste momento difícil, a Fenasamba, em nome do seu presidente Kaxitu Campos, reafirma seu compromisso com a união e a força do samba. Estamos à disposição para apoiar a Vale Samba no que for necessário para sua recuperação, certos de que, com a garra e a determinação que sempre marcaram essa agremiação, ela se reerguerá ainda mais forte”, diz um trecho da publicação.






COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.