Depois de ar mais de um ano internado no quarto 9 da Unidade de Cuidados Prolongados (U), do Hospital Santa Luzia, de Ponte Serrada, Juliano Bormann, de 29 anos, recebeu alta nesta sexta-feira, dia 7 de março. 6va18
Ele deu entrada na unidade hospitalar no dia 9 de janeiro de 2024, após ser vítima de um grave acidente de trabalho, ocorrido em Chapecó, cidade onde reside.
Na despedida, os colaboradores do hospital se reuniram em um dos corredores para aguardar Juliano, com aplausos, cartazes e palavras de carinho.
O paciente agradeceu por todo o cuidado durante o período que permaneceu no hospital, que por mais de um ano, ou a ser sua nova casa. No quarto, Juliano gravava vídeos para o canal que possui no Youtube, além das redes sociais.
Após enfrentar meses de desafios, tratamentos e reabilitação, o paciente seguirá para um residencial terapêutico em São José, na Grande Florianópolis, onde receberá os cuidados necessários.
“Eu quero agradecer a todos que cuidaram tão bem de mim, se dedicaram aí, fizeram um ótimo trabalho. Foi muito gratificante esse tempo que eu ei aqui, as melhorias que eu tive, a qualidade de vida [...] o que eu espero lá na frente é ter mais mobilidade e ter uma liberdade de vida, pra aproveitar o máximo a vida fora de uma ala hospitalar”, disse emocionado ao sair do hospital.
Conforme o médico Délcio Castagnaro, apesar das dificuldades no início do tratamento, após ter ado por dois outros hospitais em Chapecó e Xanxerê, Juliano teve um grande avanço no quadro de saúde. “Foi um de nossos pacientes mais difíceis, já que a responsabilidade e o desafio quando se tem um paciente jovem e consciente é muito maior, mas apesar disso, tivemos sucesso na jornada do Juliano. E sempre que possível, que a gente consiga manter nosso trabalho com humanização e acolhimento no hospital”, destacou.
“Hoje a gente está entregando o Juliano de volta para a sociedade, pra seguir a vida com autonomia e poder [...] a gente fica muito feliz em ver essa evolução dele, em tudo que ele conquistou também”, disse a médica Vanessa Mendes, que também acompanhou o paciente durante a internação.
"Formamos uma família", disse a enfermeira Sônia Soares ao falar sobre Juliano. "A gente é muito grato pelos momentos, pelo aprendizado que teve com o Juliano", finalizou.
Acompanhe abaixo o momento da despedida e saída de Juliano em Ponte Serrada:
Unidade de Cuidados Prolongados
Juliano foi o primeiro paciente itido na Unidade de Cuidados Prolongados (U) do Hospital Santa Luzia, inaugurada em janeiro de 2024. O paciente, que antes não mexia nem os braços, hoje já possui 10% da mobilidade, graças às fisioterapias realizadas ao ao longo deste ano.
A unidade atende pacientes com sequelas de processos clínicos, traumatológicos ou neurológicos, além de casos pós-UTI que necessitam de reabilitação motora e respiratória.
Caminhoneira sai ilesa de tombamento de caminhão em Quilombo
Homem que matou a pedradas morador de rua é condenado no Meio-Oeste