Mais uma operação de internamento involuntário aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 13, na região do bairro São Pedro, em Chapecó, Oeste catarinense. A ação, realizada pela Prefeitura de Chapecó faz parte do programa Mão Amiga e abordou 12 pessoas em situação de rua. 153c61
A diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos da Secretaria da Família e Proteção Social, Paula Gai, disse que os moradores foram levados ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e dois já seguiram para internação. Os demais aram por avaliação médica e solicitação de internação.
Participaram da ação equipes da Secretaria da Família e Proteção Social, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Gerência de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, além do prefeito João Rodrigues.
“Chapecó foi um dos pioneiros do Brasil a ter política pública para moradores em situação de rua, com internamento, encaminhamento para centros terapêuticos, tratamento e encaminhamento para o mercado de trabalho. O resultado é que enquanto nas maiores cidades a população de rua praticamente dobrou em dois anos, em Chapecó houve uma redução de 416 para 48”, disse Rodrigues.
O programa Mão Amiga já atendeu mais de 500 pessoas, sendo que destas, pelo menos metade estão bem, empregadas e com retorno familiar. Além disso cerca de 100 estão em comunidades terapêuticas.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo