A inauguração do novo espaço para exposição da história que detalha a queda de um meteoro já tem data para acontecer em Vargeão, no Oeste catarinense. O local, que que fica na parte inferior o Centro de Memória e Cultura Vargeonense, no Centro do município, ou por reformas e agora abriga a nova atração. e5j
A entrega da obra e abertura do ambiente para o público acontece nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 19 horas, na Avenida 21 de Abril.
Conforme a prefeitura, no ambiente temático, o visitante encontrará recortes sobre o município e a formação geológica, fragmentos de rochas, propriedades geofísicas, textos e objetos que evidenciam a formação histórica, geográfica e política de Vargeão.
No local, foram desenhados roteiros e expositores que proporcionam uma fácil leitura, interação e harmonização com o espaço, instigando o visitante durante o eio.
Obra
O Espaço Expositivo Meteoro - Domo de Vargeão foi aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o objetivo de realizar atividades educativas e preservar os bens e direitos de valor histórico, turístico e paisagístico da região.
O dinheiro do FRBL é proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais de danos causados à coletividade, em áreas como meio ambiente, consumo e patrimônio histórico. Com o valor, é possível financiar projetos que atendem a interesses da sociedade.
Com um investimento de R$ 334,6 mil do FRBL e contrapartida de R$ 55,5 mil da prefeitura, o projeto representa um o significativo na valorização do patrimônio cultural e principalmente da origem de Vargeão.
História
Caracterizada como astroblema, a queda do meteoro em Vargeão deixou uma espécie de “buraco” com cerca de 12 km de diâmetro e um desnível de até 150 metros
A queda do meteorito, que teria ocorrido há mais de 100 milhões de anos, é tema de pesquisas do professor e geólogo Álvaro Penteado Crósta, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que estuda a cratera de Vargeão desde 2003.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC