O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou nesta segunda-feira, dia 16, a Operação Estação Verão 2024/2025, em Florianópolis. 20613i
Com um investimento de R$ 92 milhões em 2024, a Operação contará com o envolvimento de 7 mil agentes das Forças de Segurança no Estado. Pelo CBMSC, serão 470 bombeiros atuando todos os dias em 33 municípios do litoral catarinense. Ao todo, são 560 km de praias guarnecidas pela corporação, com mais de 150 localidades que contam com a presença da proteção dos guarda-vidas do CBMSC.
O período com foco de ações do Estação Verão tem início em 16/12/2024 e vai até março do próximo ano. Ao todo, são 14 órgãos do Governo envolvidos em ações para garantir um período proveitoso para turistas que vierem de outras partes do Brasil e também de outros países, além do turismo para os catarinenses que vêm para o litoral durante o verão.
Durante a alta temporada, de 16 de dezembro a 9 de março, serão mobilizados: 1.900 guarda-vidas civis, 411 postos ativados, 163 embarcações, 53 motos aquáticas, 33 quadriciclos, 145 viaturas e 3 aeronaves — sendo 2 helicópteros Arcanjo e 1 avião de asa fixa.
Além disso, o Programa Golfinho, que tradicionalmente instrui crianças nas escolas de Santa Catarina, será realizado nas principais praias e cidades do interior do Estado. O objetivo do programa é promover uma cultura de prevenção de acidentes, orientando de forma lúdica o público infantil sobre o uso seguro das praias e ambientes aquáticos de lazer. A previsão é formar entre 10 mil e 12 mil crianças somente na alta temporada, somando-se às mais de 100 mil já certificadas ao longo dos 25 anos do programa.
O evento foi finalizado com uma simulação de resgate por afogamento, com a atuação do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) na aeronave Arcanjo. A demonstração contou ainda com a exibição das motos aquáticas, botes e embarcações do CBMSC, além de uma descida em rapel dos militares na ponte Hercílio Luz.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo