A situação na ponte do Goio-Ên, que liga Chapecó a Nonoai (RS), está tranquila, segundo a Defesa Civil. O coordenador municipal Valter Luciano Hüning esteve no local no início da tarde desta sexta-feira, dia 3, e informou que o nível da água está a 4 metros da ponte, acima do normal, mas ainda com margem de manobra pela Foz do Chapecó Energia, responsável pela hidrelétrica que fica entre Águas de Chapecó e Alpestre (RS). 43p4t
De acordo com dados do site da hidrelétrica, a afluência de água que estava em 2,1 mil metros cúbicos por segundos às 13 horas de quinta-feira, dez horas depois chegou a 20 mil metros cúbicos por segundo. Mas no início da tarde desta sexta-feira o volume já estava em 13 mil metros por segundo, o que demonstra um recuo, mas que pode aumentar caso as chuvas se intensifiquem.
+ Defesa Civil mantém alerta para chuva intensa e volumosa nesta sexta-feira
+ Bombeiros fazem 79 atendimentos em 47 municípios de SC em razão das chuvas
Notícia falsa
Hüning também esclareceu que não há problema na barragem de Monjolinho, que fica no rio o Fundo, entre Nonoai e Faxinalzinho. Lá o volume de água chegou a ar de 4 mil metros cúbicos por segundo na quinta-feira, mas baixou para 3 mil metros cúbicos por segundo nesta sexta-feira. “Infelizmente em tempos tão difíceis que vivemos, ainda têm pessoas com tempo para criar fake news”, lamentou.
Campanha
A Defesa Civil informa ainda que segue no final de semana a campanha SOS RS, lançada pela Prefeitura de Chapecó. As doações podem ser levadas na sala Cyro Sosnoski, no Centro de Eventos, das 8 às 12 horas ou das 13h30 às 18 horas. A Superintendência da Efapi também recebe os donativos até as 17 horas desta sexta, ou segunda-feira, dia 6, a partir das 7h30.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste