Apaixonada pelo universo infantil, a jovem mãe Crislaine Santana Batista comemora a conquista de 100 mil inscritos no canal do YouTube, dedicado a criar conteúdo voltado para as crianças. Com uma trajetória inspiradora, Crislaine encontrou no amor pelo filho Lorenzo Gabriel, diagnosticado com transtorno global do desenvolvimento – com atraso na fala – a motivação para iniciar o projeto. 196m1j
A história começou com uma simples caixa que seria descartada no hospital onde trabalhava, em Vargeão, cidade onde reside com a família, no Oeste catarinense. Crislaine a transformou em uma "Caixa Mágica", decorada com pisca-piscas, criando um espaço para contar histórias e utilizar fantoches. Esse ambiente especial se tornou uma inspiração e o ponto de partida para criar um canal no YouTube.
“O Lorenzo amou muito aquilo e foi uma maneira de eu conseguir ajudar ele através da música, através da história, da imaginação, ajudar ele um pouquinho com a dificuldade dele da fala. Aí, mais tarde, eu pensei que eu também poderia estar ajudando e levando a alegria para outras crianças”, explica. “Costumo dizer que as crianças são o meu pedacinho de céu. Que estar com eles, é como se eu estivesse mais próximo do céu”.
Através da plataforma de vídeos, ela ou a encantar crianças com as histórias, músicas e personagens, dentro da Caixa Mágica, espaço que se transforma em um universo rodeado de aventuras e magia.
“Trabalhar com as crianças é maravilhoso. Então o meu canal é voltado para o mundo das crianças. E eu amo, amo demais o que eu faço”.
Na Caixa Mágica, Crislaine apresenta a Turma da Alegria, composta por Pedrinho, Lara, vovô Zé e vovó Tere, personagens que surgiram através da criatividade dela e da participação ativa de Lorenzo, que contribuiu na escolha de nomes e características dos personagens. A futura professora destaca a importância da música, muitas delas compostas por ela mesma, na ajuda ao desenvolvimento das crianças, incluindo aquelas com dificuldades na fala, como o filho.
Crislaine, que está na reta final do curso de Pedagogia, se diz imensamente feliz por atingir o objetivo de levar alegria e diversão para as crianças que acompanham o canal. Além disso, enfatiza a importância da imaginação e do mundo da literatura na formação das crianças, proporcionando a elas a oportunidade de viajar por lugares fascinantes.
“A gente pode ser o mocinho, pode ser o bandido, pode ser o vilão, pode ser o super-herói. Então a história nos ajuda a viajar. O mundo da imaginação é um mundo muito maravilhoso”.
Levando a criatividade para dentro da sala de aula
Crislaine ainda não atua como professora, mas já teve oportunidade de levar seu trabalho para dentro das salas de aula em Vargeão. Convidada por educadoras, ela apresentou a Caixa Mágica para diversos alunos de séries iniciais e também foi chamada para contar histórias na Apae de Faxinal dos Guedes - município vizinho - que o filho Lorenzo frequenta.
Os vídeos de seu canal também são utilizados por outras professoras dentro da sala de aula, contribuindo para o aprendizado de diversas crianças.
"Já fui chamada para trabalhar com as crianças da educação infantil na creche, onde eu contei a história da João e Maria, que foi um dia muito especial, muito legal. As professoras fizeram um trabalho na floresta, para realmente encarnar o personagem de João e Maria, foi muito bom", comenta.
Crislaine também trabalha, atualmente, com adolescentes do Projeto Girassol, em Vargeão. Para ela, desenvolver esse aprendizado com os menores tem sido de suma importância para seu crescimento profissional e pessoal.
"Tem me ensinado bastante, tem me ajudado bastante, e é um momento maravilhoso que eu tô vivendo agora, na minha carreira como professora".
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo