Uma bebê de apenas 20 dias de vida foi salva por policiais militares no início da noite desta terça-feira, dia 27, após se engasgar com leite materno. O caso foi registrado no Posto 20 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), na SC-283, em Concórdia, no Oeste catarinense. 361s1b
Conforme a PMRv, por volta das 19h30, um veículo encostou no posto rodoviário e o condutor pediu auxílio aos policiais. No carro estavam a esposa e a filha recém-nascida, engasgada com leite.
De acordo com o relato, os pais contaram ter tentado realizar a manobra de Heimlich em casa, mas não tiveram sucesso, momento em que resolveram buscar por socorro no posto policial.
A bebê já estava com a pele escura e não conseguia respirar quando um dos policiais a pegou e realizou novamente a manobra de Heimlich até que a pequena começou a apresentar sinais de melhora.
Enquanto isso, outro policial acionou o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia para atendimento. Até a chegada dos bombeiros, a bebê continuou sendo monitorada e mantida lateralizada no colo.
Com a chegada dos socorristas, a família foi conduzida ao Hospital São Francisco para avaliação médica e já não corria risco de vida.
Confira o momento do salvamento:
Veja a seguir, dicas do Corpo de Bombeiros de como realizar corretamente a manobra de Heimlich, para desengasgamento em casos de emergência:
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC