O novo vice-presidente da região Oeste Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Vilson Piccoli, iniciou nos dias 23 e 24 de janeiro, um roteiro de visitas estratégicas em Associações Empresariais que compõem a regional no estado. As visitas têm por objetivo promover a aproximação e o alinhamento entre a federação e as empresas locais. w573l
Acompanhado da consultora regional Márcia Tonet, Vilson esteve nas entidades dos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Ponte Serrada, Presidente Castello Branco, Concórdia, Itá, Seara e Xavantina.
Durante as visitas, Piccoli ouviu as demandas, preocupações e desafios enfrentados pelos empresários da região. “Os encontros com as diretorias e equipes das Associações Empresariais proporcionaram um espaço valioso para discutir assuntos relevantes e alinhar estratégias para o fortalecimento do setor”, destacou o vice-presidente.
Vilson também reforçou a importância da integração maior entre os presidentes, através de reuniões mensais, além das tradicionais plenárias. Em todas as entidades, a importância das associações para os municípios foi destacada pelos gestores.
“O motor que gira é aqui. Não há preço que pague o valor de um empresário estar à frente da entidade”, disse Picolli, que destacou a importância de abordar pautas específicas do Oeste.
Rodovias
As rodovias foram mencionadas como um ponto crucial, destacando a necessidade de duplicação da BR-282 e a revitalização da SC-283, além da relevância da implantação da ferrovia para a infraestrutura catarinense.
Saúde
Sobre a saúde na região, Piccoli apontou a falta de recursos para o Hospital Regional do Oeste (HRO) em Chapecó, que precisa de um olhar conjunto, pois todos são atendidos por ele. Vilson também citou os avanços nas pautas do Voz Única no setor, com a conquistas dos pedidos de implantação do atendimento CDI no Hospital São Paulo de Xanxerê e áreas de cardiologia e oncologia no Hospital São Francisco, em Concórdia.
Habitação
A escassez de mão-de-obra foi outro tema recorrente em diversas entidades e que se torna um desafio ainda mais complexo somada à carência de moradias disponíveis, especialmente em pequenas cidades.
O vice-presidente também enalteceu o papel vital da Facisc na defesa dos interesses empresariais, enfatizando a importância de lutar pelas prioridades, liderando as pautas em conjunto com outras entidades.
No próximo mês, Vilson, que também é empresário em Xanxerê, pretende concluir as visitas aos demais associados da região.