O incêndio na Boate Kiss, tragédia que matou 242 pessoas e feriu outras 636, em Santa Maria (RS), completará 11 anos neste sábado, dia 27. 856i
Criada pelo Coletivo KQNSR (Kiss Que Não Se Repita) - de amigos de vítimas e sobreviventes do incêndio - com autoria da vereadora Marina Callegaro, a Lei Nº 6839/2023 instituiu no calendário do município a “Semana de Memória às Vítimas da tragédia da Boate Kiss – Lembrar para não se repetir”.
Leia também:
Justiça marca data de novo júri da Boate Kiss após anulação de condenações
A história não contada da Boate Kiss
No período de 23 a 27 de janeiro, familiares e amigos das vítimas estarão realizando intervenções presenciais em locais significativos de Santa Maria, com o objetivo de criar espaço de “memória coletiva e conscientização”.
As homenagens iniciaram na última terça-feira, dia 23, em frente ao prédio onde funcionava a Boate Kiss. Através do projeto “Eu não sou apenas um número”, vítimas foram relembradas e familiares homenageados.
"A ideia dos totens é criar espaços de memória coletiva em Santa Maria, para lembrar das vítimas do incêndio e também conscientizar a cidade de que precisamos trabalhar a prevenção, a segurança e também a justiça. Queremos criar uma reflexão que cada vida perdida na Kiss não pode ser tratada apenas como um número dentro de uma estatística. Cada nome representa uma família, sonhos, amores...", comenta André Polga, idealizador da página KQNSR.
Nesta quarta-feira, dia 24, o local de encontro e de vigília das famílias das vítimas, amigos e sobreviventes, ocorre na Praça Saldanha Marinho, das 12h30 às 14h30. Na quinta-feira, dia 25, com início as 11h30 até as 13h30, haverá homenagens no Centro Desportivo Municipal, local onde os corpos foram levados para identificação naquela madrugada.
Leia também:
Série baseada em livro sobre tragédia na Boate Kiss estreia na Netflix
Conheça a história de sobreviventes e de mãe de uma das vítimas do incêndio na Kiss
O Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, para onde os primeiros feridos foram atendidos após o acidente, será o ponto de encontro na sexta-feira, dia 26, entre as 11h30 e 13h30. Ainda na sexta-feira, no período da noite, haverá encontro na Avenida Rio Branco, próxima à Kiss, onde foi o cenário de socorro e ajuda voluntária de taxistas.
No sábado, dia 27, das 10 horas até o meio-dia, o encontro final será novamente no prédio da Boate Kiss, local onde ocorreu a tragédia.
Caminhoneira sai ilesa de tombamento de caminhão em Quilombo
Homem que matou a pedradas morador de rua é condenado no Meio-Oeste