VÍDEO: Fusca conversível mantém viva memória de jovem que levava Papai Noel até a praça de Vargeão 1o581b

Falecido em acidente de trânsito em 2010, Roanito Danielli era apaixonado pelo carro vermelho de ano 1967. 612p3e

Por Kiane Berté 6z4r24

25/12/2023 08h58 - Atualizado em 25/12/2023 09h01 514os



Roanito Danielli faleceu em acidente de trânsito em dezembro de 2010 (Foto: Arquivo pessoal)

Vermelho como a cor do Natal, bancos de couro brancos e muita história pra contar. O Fusca conversível da família de Eloi Danielli, de Vargeão, hoje é muito mais do que apenas uma relíquia adquirida em 2003. 2y1f45

O veículo popular dos anos 70 guarda grandes lembranças de Roanito Rodrigo Danielli, filho de Eloi. Roanito faleceu aos 19 anos de idade, em 2010, após sofrer um grave acidente de trânsito em Xanxerê. Horas antes da fatídica noite, ele foi responsável por levar o Papai Noel até a praça de Vargeão.

Na memória da família de Roanito, o Natal de todos os anos chega carregado de recordações do menino que esbanjava simpatia e que tinha muitos amigos. Porém, essas recordações nem sempre são boas, afinal, o mês de dezembro celebra também a partida do jovem.

Roanito transportava o Papai Noel até a praça de Vargeão com um Fusca conversível (Foto: Arquivo pessoal)

Chofer de Papai Noel

Roanito era apaixonado pelo Fusca vermelho conversível, ano 1967, que o pai havia adquirido. Tinha entre 14 e 15 anos quando começou a dirigi-lo pelas ruas de Vargeão, cidade onde residia com a mãe Ana Danielli, o pai Eloi, e os dois irmãos Douglas e Paola.

O veículo chamava a atenção, não só pela cor, como também pelos detalhes diferenciados que tinha. Por conta disso, a família de Eloi foi convidada a participar de um momento importante na cidade, considerado tradição em Vargeão: a chegada do Papai Noel na praça principal.

A ideia era transportar o Bom Velhinho no Fusca e fazer a diversão das crianças. Roanito se dispôs a ser o motorista e fez o papel de chofer por três anos seguidos, como relatam os pais em entrevista ao Oeste Mais (assista abaixo).

“Era a maior alegria dele levar o Papai Noel. Ele se sentia realizado”, relembra a mãe Ana Danielli.

A tradição natalina ficou parada durante três anos após a morte de Roanito. O clima já não era o mesmo e o momento trazia saudade e dor da perda. Com o ar do tempo e o luto já amenizado, Douglas Danielli – o irmão mais velho de Roanito – aceitou conduzir o Fusca até a praça no Natal.

Para ele, aquele momento representava uma conexão com o irmão. Era uma maneira de se aproximar de Roanito e amenizar um pouco a saudade.

“Toda vez que eu ando com o Fusca, é uma emoção muito forte. Mas é uma coisa dele e eu preciso manter essa lembrança, porque foi uma sementinha que ele plantou”, comenta.

Fusca de Roanito também foi utilizado como tema de aniversário do sobrinho e da irmã (Fotos: Arquivo pessoal)

O Fusca vermelho ainda se encontra na família Danielli. Guardado em uma garagem, o veículo ainda é utilizado, não sempre como antigamente, mas está disponível para levar os filhos de Douglas para ear.

O carro antigo já serviu como tema para a festas do aniversário de 15 anos da irmã caçula de Roanito, Paola Thalia Danielli, e também de 2 anos de Arthur Gabriel - um dos três filhos de Douglas com Mariaelena. Além do cenário divertido, ali ficou registrada mais uma recordação de Roanito, pois o Fusca conversível transporta lembranças de um jovem cheio de sonhos. 

Grande parte dos registros fotográficos em que Roanito aparece dirigindo o Fusca, foram perdidos nos últimos anos. Mesmo assim, as imagens ficaram gravadas na memória da família e de amigos. 


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.