Moradora encontra cobra engolindo sapo embaixo de máquina de lavar em SC 96r55

Réptil da espécie Xenodon merremii foi capturado e solto na mata 4m1we

Por Redação Oeste Mais 1r2m4v

01/11/2023 09h46 586g4i



Cobra foi solta em área de mata após captura (Christian Raboch Lempek/Arquivo Pessoal)

Uma moradora de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, flagrou uma cobra boipeva (Xenodon merremii) no momento em que o animal engolia um sapo, embaixo da máquina de lavar da casa dela, nesta segunda-feira, dia 30. 31q3r

De acordo com o biólogo Christian Raboch Lempek, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que foi chamado para resgatar o réptil, trata-se de uma serpente não peçonhenta, bastante comum na região.

Como o anfíbio já estava sendo engolido quando chegou ao local, não foi possível identificar a espécie dele, mas o especialista acredita se tratar de um sapo, que faz parte da dieta desses répteis.

"Quando chegamos lá, ela estava engolindo o bicho. Aí esperamos. Em cerca de 10 minutos já tinha engolido tudo. Tem que tomar um certo cuidado, porque ela pode se estressar e pode regurgitar [expelir a presa]", relatou.

Após o resgate, a cobra foi solta em uma área de mata.

Réptil foi flagrado com anfíbio na boca por moradora (Foto: Christian Raboch Lempek/Arquivo Pessoal)

Sem riscos

Apesar de frequentemente ser confundida com jararaca, por causa da coloração marrom, o réptil é inofensiva, de acordo com Lempek.

"A jararaca, que é uma espécie peçonhenta, tem uma fosseta loreal [órgão sensorial termorreceptor], e a coloração dela é diferente: o padrão geralmente tem um 'V' invertido", explica.

Comum na região, a espécie de serpente se alimenta de anfíbios e tem hábitos diurnos. "As pessoas geralmente encontram ela [cobra boipeva] durante o dia, procurando comida", afirma o biólogo.

Nas imagens divulgadas, a cobra tem semelhança com a espécie espada, encontrada há pouco tempo em uma pilha de lenhas, no município de Catanduvas, Oeste de Santa Catarina.

Com informações do g1 5l5o2d


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.