O Parque de Exposições da Efapi tem um novo nome. Agora é Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi. A istração municipal de Chapecó disse que a ideia da mudança é “valorizar as lideranças locais, o trabalho, empenho e dedicação que tiveram para auxiliar no crescimento e fortalecimento da cidade”. z2d5f
“Além disso, Valmor Lunardi foi um dos idealizadores da Feira Efapi, e por isso é justa homenagem e reconhecimento ao trabalho realizado”, destaca ainda uma nota divulgada pela assessoria de imprensa do município. A Lei nº 7.918, de 26 de setembro de 2023, foi assinada pelo prefeito João Rodrigues, ando o Parque de Exposições Tancredo Almeida Neves para Dr. Valmor Ernesto Lunardi.
Quem foi Valmor Ernesto Lunardi
Filho de Luiz Lunardi e Emilia Sotilli Lunardi, pioneiros na formação da cidade de Xaxim, onde nasceu Valmor Ernesto Lunardi em 15 de novembro de 1933. Ele iniciou os estudos em Xaxim. Para cursar o ginásio, transferiu-se para o Fundo (RS). O curso científico fez em Porto Alegre (RS).
Mais tarde, fez o vestibular de medicina e se formou em 1959. Durante o último período do curso, fez estágio no Hospital das Clínicas de São Paulo. Em 7 de janeiro de 1960, casou-se com Glenda Borges Rosa, na cidade de Santa Maria (RS), com quem teve três filhos: Ricardo, Ângela e Alexandre.
No final de fevereiro de 1960, Valmor iniciou a atividade como médico na cidade de Chapecó. Depois de alguns anos de profissão, fez especialização em oftalmologia, no Hospital das Clínicas em São Paulo e Oculista Associados do Rio de Janeiro.
Conhecido como “Dr. Valmor”, foi um dos primeiros médicos de Chapecó, atuando ativamente na construção da sociedade, construindo uma trajetória bem-sucedida como profissional, empreendedor e homem público.
No dia 25 de agosto de 1999 ele recebeu o Título de Cidadão Chapecoense, conferido pela Câmara de Vereadores de Chapecó.
Valmor Ernesto Lunardi foi diretor do Centro de Saúde e 10º Distrito Sanitário de Santa Catarina por 33 anos; patrono de honra do CTG Vaqueanos do Oeste; presidente da Associação Catarinense Regional do Oeste; presidente da Sociedade de Amigos de Chapecó (SAC) por duas gestões; presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos Núcleo de Chapecó; representante da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) junto à Confederação Nacional da Agricultura (CNA); presidente do Sindicato Rural de Chapecó por mais de uma gestão; presidente da Comissão Organizadora da primeira Efapi; presidente do Lions Clube Chapecó e secretário de Estado para o Desenvolvimento do Oeste, em 2000.
Valmor ainda foi sócio remido do Clube Chapecoence; sócio do Clube Campestre; sócio do Clube Caça e Pesca Caramuru; sócio do Clube Industrial; sócio do Country Clube; sócio fundador da Cooperalfa; sócio fundador da Laticínio Chapecó; sócio fundador da Cooperativa Central Aurora; Sócio fundador da Sadia Avícula e sócio fundador da Unimed Chapecó.
Ele faleceu aos 75 anos de idade, na manhã de 8 de agosto de 2009, em Chapecó, no Hospital Uniclínicas.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste