A cada dois anos, a Justiça Eleitoral conta com o indispensável apoio dos mesários para istrar as eleições. E por auxiliarem nos trabalhos eleitorais essas pessoas têm direito a diversos benefícios, dentre eles vantagem quando houver empate em concursos públicos se essa hipótese estiver prevista no edital, além da isenção da taxa de inscrição em concursos promovidos pelo estado e por alguns municípios. 2s2p6m
É o caso das cidades abrangidas pela 66ª Zona Eleitoral (ZE), como Pinhalzinho, Saudades, Nova Erechim, Águas Frias e Nova Itaberaba, no Oeste catarinense. Nesses municípios as leis municipais garantem a dispensa do pagamento de taxas de inscrição em concursos.
A norma isenta o pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos estaduais para todos que tenham participado de ao menos dois eventos eleitorais (eleição, referendo ou plebiscito). O benefício é válido por dois anos a partir da data do serviço prestado à Justiça Eleitoral e a pessoa convocada tem que comprovar a atividade realizada.
Além de adquirir o direito a dois dias de folga por cada um em que esteve à disposição da Justiça Eleitoral, incluindo o dia de treinamento, ela também usufruiu do benefício de não pagar a inscrição para o concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), cujo certame está temporariamente suspenso.
Quem for escolhido para trabalhar na eleição como mesário ou auxiliar ainda tem direito a dispensa do trabalho (público ou privado) pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação no dia da eleição e créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior conveniadas com a Justiça Eleitoral.
Para se inscrever como mesária ou mesário voluntário basta fazer o cadastro no aplicativo e-Título ou ar o Portal do Mesário, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC