Jornalista que ganhou Kombi de Jesse Koz em rifa relembra momento 4t662

Bulma como era chamado o veículo, foi utilizado pelo influenciador e o cão Shurastey durante suas viagens no Brasil na pandemia 476162

Por Kiane Berté 6z4r24

07/06/2023 09h11 - Atualizado em 07/06/2023 10h11 1l36



Regina ganhou a Kombi 2021 no sorteio da rifa de Jesse Koz (Fotos: Arquivo pessoal)

Um número específico em meio aos 1999 outros, chamou a atenção da cuidadora de idosos Maria Regina Moraes, de 62 anos, moradora de Porto Alegre (RS), na hora de escolher qual compraria na rifa que tinha como prêmio uma Kombi 2012, que pertencia ao influenciador catarinense Jesse Koz, em novembro de 2021. 5b5q6x

Regina contou ao Oeste Mais que começou a acompanhar as viagens do canal “Shurastey or Shuraigow">Placa do Fusca Dodongo, de Jesse Koz, é pendurada na "Floresta das Placas" no Canadá

Um tempo depois, quando o influenciador – que estava no México – precisou retornar ao Brasil por causa da pandemia, deixando o Fusca apelidado de Dodongo no país vizinho, Jesse adquiriu uma Kombi e a reformou para uma nova temporada de viagem pelo Brasil.

Porém, quando as fronteiras se abriram, pouco mais de um ano depois, o catarinense resolveu rifar o veículo popular dos anos 80 para conseguir dinheiro para retornar ao México e dar continuidade à viagem.

Regina acompanhou a rifa, mas não adquiriu nenhum número de primeiro momento, porque o valor era de R$ 75 e ela não estava trabalhando.

“Um dia olhei os números, já estavam quase todos vendidos, e vi o 1097. Mas deixei pra lá, porque estava sem dinheiro. No dia seguinte, olhei de novo e o 1097 ainda estava disponível. Se não ganhasse (eu sabia que ganharia), ao menos eu daria uma força para ele viajar”, relembra a porto-alegrense.

Confiante, Regina planejou que acordaria a amiga que lhe apresentou o canal, no dia do sorteio, que ocorreu em 21 de novembro de 2021 – dia em que o cão Shurastey completou 5 anos – e contaria que já era dona de uma Kombi.

“Aconteceu que eu estava cansada, dormi, não acompanhei o sorteio, e quem me avisou que eu havia ganhado foi ela, de madrugada”, brinca.

Entre os 2 mil números disponíveis na rifa, Regina foi certeira ao escolher o sortudo 1097. “O número que escolhi foi porque minha maravilhosa filha nasceu em 97 e ela é nota mil”.

Maria Regina é mãe de Laura Moraes Ferrary, de 26 anos. "Criei ela sozinha e muita coisa poderia dar errado nesse processo, mas deu tudo certo e por isso valorizo tanto ela. Por isso acho que ela é nota mil".

Entrega da Kombi Bulma a Regina Moraes (Foto: Reprodução/Instagram shurastey_)

A entrega do prêmio e a despedida

O sorteio da Kombi Bulma ocorreu pela madrugada, com Jesse transmitindo ao vivo pela internet. Na madrugada do dia seguinte, Maria Regina pegou um ônibus e embarcou para Balneário Camboriú.

Estava ansiosa para retirar o prêmio que havia ganhado na rifa e, também, para conhecer o influenciador e o cão, tão queridos pelas pessoas.

“O Jesse era simpático, mas meio reservado. Muito atencioso. O Shurastey também foi o máximo. E ele era lindo, fofo e amigável”, relembra Regina.

Jesse e Maria Regina seguiram ao cartório para fazer a transferência do veículo e, depois, praticaram algumas aulas no volante da Bulma.

“Jesse me ou umas instruções, peguei o volante e vim direto pra Porto Alegre, no mesmo dia”, comenta. “Ele ficou preocupado, queria que eu ficasse mais um tempo pra treinar porque a Bulma tinha umas manhas. Mas vim assim mesmo. Depois ele até falou que viu coragem em mim”.

Vídeo abaixo mostra o dia em que Regina esteve com Jesse para buscar a Kombi: 

Bulma, a Kombi das esferas do dragão

Assim como o Fusca Dodongo – que ganhou esse nome por representar um dragão, chefão de um jogo de videogame que Jesse gostava na infância –, a Kombi 2012 também foi batizada pelo influenciador após ar por reforma para as novas aventuras da dupla pelas estradas brasileiras.

Com o nome escolhido como “Bulma” – personagem fictícia do mangá Dragon Ball –, Jesse a pintou de azul, projetando nela imagens de esferas do dragão – também do desenho animado – e a ilustração dos rostos de Shurastey e do influenciador.

Bulma era um grande projeto de Jesse, mas para dar continuidade nos planos de chegar ao Alasca com o Dodongo, precisou fazer uma escolha.

“O Jesse me falou que o pessoal do México estava meio que pressionando ele para voltar e buscar o Fusca. Além disso, a vontade de ele concluir o projeto de ir até o Alasca falava mais alto”, relembra a ganhadora da rifa.

Jesse e Shurastey com a Kombi Bulma em agosto de 2021 (Foto: Reprodução/Instagram shurastey_)

Prêmio continua no Rio Grande do Sul

Após conquistar a Kombi Bulma na rifa, Regina Moraes aproveitou o veículo por pouco mais de quatro meses. O desejo da cuidadora era ficar com ela, mas precisou fazer algumas manutenções necessárias, o que acarretou em gastos.

Regina já se encontrava em uma situação difícil pela falta de dinheiro e por estar desempregada. Isso, também foi um motivo muito grande para que ela decidisse vender a Kombi de Jesse.  

“A Bulma me salvou num momento difícil”, desabafa a mulher.

O que Maria Regina não esperava era ser atacada por algumas pessoas por se desfazer do veículo, mesmo ela tendo que fazer isso por conta das dificuldades que enfrentava.

“Ouvi muito insulto dos seguidores dele quando souberam que eu ia vendê-la. Isso só aumentou meu sofrimento. [...] Peguei algumas coisas dela como lembrança, mas vendi com a plotagem”.

Jesse e Regina mantiveram pouco contato após a entrega das chaves, o que Regina considera como uma página virada para o antigo dono.

“Como eu nasci nos anos 60, eu sempre tive uma paixão por Kombi. Por mais que tenham me criticado, me ofendido por ter vendido, aquilo foi muito triste, porque uma Kombi representa muita coisa pra mim”, relembra. “Quando os seguidores souberem que eu ia vender a Bulma, perguntaram pra ele se ele sabia. Ele foi bem seco: ‘a kombi é dela e ela faz o que quiser’”. 

Segundo Regina, a Kombi 2012 foi vendida para um casal de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), permanecendo, de alguma forma, perto dela.

Os novos proprietários disseram à Regina que trocariam a pintura azul por outra, porém, segundo a porto-alegrense, depois da repercussão da morte de Jesse e Shurastey, eles preferiram manter do jeito que estava, fazendo apenas manutenções em locais com ferrugem e outros detalhes que precisavam de atenção.

Quem é Maria Regina

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Maria Regina Moraes foi jornalista durante um longo período da vida. Ela conta que iniciou na área de comunicação ainda nos anos 80, trabalhando em jornais e assessorias de comunicação, nas cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis e ville, municípios catarinenses, e Capitão Leônidas Marques, no Paraná.

Hoje aposentada, Regina chegou a fazer uma especialização para se tornar cuidadora de idosos.

“É uma maneira gratificante de acrescentar uma renda, mas também é um trabalho que a gente vê o resultado, vê nos olhos das pessoas o quanto elas são gratas pelo que eu faço”.

Regina soube da morte de Jesse e Shurastey através das redes sociais e portais de notícias na época. “Foi um choque, uma coisa inacreditável, muito triste”.


COMENTÁRIOS 6ah4y

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.